PROPOSTA DE REVISTA DIGITAL ONLINE: REVISTA CÁSPER – PROJETANDO O PROTÓTIPO

POR ADRIANO RODRIGUES

Como afirmamos no início deste capítulo, nossa proposta de pesquisa pretende criar um modelo de revista digital online real, que possa ser aplicado na prática. Para isso, apresentaremos aqui informações necessárias para a implantação deste projeto. Para dar forma a este projeto, usaremos a Revista Cásper como modelo reproduzido em ambiente online.

A escolha da Revista Cásper deu-se em virtude de sua importância e relevância dentro da Faculdade Cásper Líbero, seu acesso por alunos e professores e por sua excelente qualidade gráfica e editorial. Percebemos que esta revista dá margem para grandes experimentações e aplicações do modelo digital online.

Para desenvolvermos o modelo que queremos adotar, usaremos plataformas de publicação digital em forma de site/blog, aproveitando toda facilidade, tecnologia e conhecimento empregados neste tipo de plataforma. Para desenvolvermos nosso protótipo, usaremos a plataforma WordPress, mas este experimento pode ser replicado em outros tipos de plataformas, como JoomlaMoodle etc. Montar uma revista digital com uso de plataforma online torna o processo de produção fácil, econômico e muito viável, pois as dificuldades que possam aparecer durante a produção são minimizadas com a automatização do projeto gráfico. O custo médio das licenças é muito baixo, girando em torno de US$ 80, muito diferente dos US$ 109 mil (anuais) praticados pela Adobe, em sua tecnologia DPS. Vejamos, a seguir, as características de nossa revista.

1 — Modelo de publicação de revista digital online em plataforma WordPress.

2 — Buscaremos automatizar todo o processo de produção da revista dentro da plataforma.

3 — O que queremos é que nossa revista seja multiplataforma, que seja acessada em computadores, tablets e smartphones. Para isso trabalharemos com a tecnologia do design responsivo.

4 — O acesso ao conteúdo da revista em dispositivos móveis será feito por meio de aplicativo, evitando, assim, as barras de navegação dos browsers.

5 — Criaremos projetos gráficos que contemplem o máximo de características do meio revista, e busquem aproximação à sua versão impressa.

6 — Os recursos de interatividade virão da própria plataforma ou de plugins instalados na revista, além da possibilidade de serem produzidos em formatos HTML5 ou por programas de computadores.

7 — Queremos oferecer aos buscadores informações de qualidade. Assim, os buscadores como Google, Yahoo e Bing acharão nosso conteúdo, por se tratar de conteúdo produzido com tecnologia.

8 — Aproveitando a oportunidade da revista estar em ambiente online conectado, trabalharemos com marketing digital para que a revista seja encontrada pelos buscadores.

9 — Uma ferramenta importante que não pode faltar na produção da revista online é a instalação do Google Analytics. Esta ferramenta gratuita de métricas ajudará nas análises que faremos da revista.

10 — O modelo de negócio da revista digital online pode ser gratuito ou pago. No modelo pago, é necessária a produção de lojas (vendas) virtuais para a comercialização do produto revista.

11 — É importante pensar em usar os modelos de publicidade online para ajudar a captar recursos para a manutenção e sustentação do negócio (revista).

Veja a imagem do modelo a revista digital online depositada em ambiente multiplataforma.

Revista Cásper — modelo multiplataforma

Vejamos, a seguir, algumas telas do projeto que criamos.

Observe o modelo da revista impressa e perceba o projeto gráfico encontrado nesta revista. Veja, a seguir, as versões digitais que produzimos, percebendo as semelhanças e as particularidades entre elas.

Revista Cásper: modelo de sua versão impressa

O que vemos a seguir é a revista Cásper sendo acessada via computador. Para ilustramos nosso modelo de revista, usamos a matéria O Arco e o Tempo, escrita por João Hidalgo. As imagens ilustram a diagramação da página. Do lado direito, temos a entrada da matéria, onde temos uma grande foto ilustrando o assunto e, do lado esquerdo, vemos a continuação da matéria e, nela, percebemos que a diagramação, as cores e o projeto gráfico buscam respeitar a versão impressa.

Protótipo da Revista Cásper — Versão computador

Na imagem a seguir, encontramos a revista digital online da Cásper na versão smartphone. Nesta amostra, temos três imagens. A primeira traz uma demonstração da banca. Neste modelo, podemos encontrar, no topo da publicação, um banner de divulgação e, abaixo, as edições atuais e posteriores. Já na segunda imagem, encontramos o sumário da revista e, na terceira, podemos ver a matéria aplicada na página. Veja como é diferente o tipo de diagramação. Perceba que o texto, agora, está em apenas uma coluna, e com uma tipografia que possa ser lida com facilidade neste tipo de dispositivo.

Protótipo da Revista Cásper — Versão smartphone

A próxima imagem mostra a mesma matéria sendo acessada via tablet. Perceba que a diagramação não difere muito de sua versão impressa e de computador. Isto acontece devido à similaridade de formato que os tablets têm em relação às revistas impressas.

Fizemos aqui um breve panorama da revista digital online, justificamos nossos argumentos, mostramos os vários modelos de publicações digitais que encontramos e apresentamos nosso protótipo da versão digital online da revista Cásper. Gostaríamos de afirmar que este protótipo existe e foi desenvolvido, o que quer dizer que a implementação deste projeto é possível e viável. Só precisamos agora convencer os interessados de que este modelo de publicação digital online é importante para a difusão e disseminação da informação.

Protótipo da Revista Cásper — versão tablet
Rolar para cima