O design responsivo na revista digital

   Design res­pon­si­vo na revis­ta digi­tal faz toda a dife­ren­ça. Como já vimos, a tec­no­lo­gia digi­tal entrou em nos­so coti­di­a­no por meio do com­pu­ta­dor pes­so­al, depois da inter­net e ago­ra a últi­ma gran­de revo­lu­ção acon­te­ceu com
o avan­ço das tec­no­lo­gi­as para dis­po­si­ti­vos móveis. Como exem­plos temos tablet e os smartpho­nes.

   Os recen­tes dis­po­si­ti­vos móveis são as mais novas tendências.Por meio da per­for­man­ce dos hardwa­res e dos softwa­res (apli­ca­ti­vos) embu­ti­dos neles, pode­mos fazer inú­me­ras apli­ca­ções. Essa revo­lu­ção digi­tal nos leva a crer que hoje eles são impres­cin­dí­veis para a sobre­vi­vên­cia de outras tec­no­lo­gi­as.

   Mui­tas das revis­tas atu­ais já estão depo­si­ta­das em tablets e smartpho­nes. Só que o gran­de pro­ble­ma é: quan­do adap­ta­das a esses, não estão dis­po­ní­veis no com­pu­ta­dor de for­ma efi­ci­en­te. O moti­vo é que, mui­tas vezes, o com­pu­ta­dor virou depó­si­to de arqui­vos mor­tos, então a mai­o­ria dos pro­fis­si­o­nais bus­ca­ram esco­lher um tipo de adap­ta­ção e esque­cem que o design res­pon­si­vo na revis­ta digi­tal faria toda a dife­ren­ça!

Aprendendo a importância do design responsivo na revista digital

   O gran­de desa­fio do pro­ces­so de con­ver­gên­cia (mudan­ça mun­do físi­co ao digi­tal) é a pos­si­bi­li­da­de de adap­ta­ção do visu­al. Nes­ta fase, a revis­ta está pas­san­do por um pro­ces­so de con­ver­gên­cia híbri­da, ten­do seu refe­ren­ci­al, que é seu mode­lo impres­so, onde as infor­ma­ções são depo­si­ta­das em papel. Aqui as téc­ni­cas de design, ali­nha­men­tos, uso de tipo­gra­fi­as, apli­ca­ção de cores para cri­ar iden­ti­da­de visu­al e edi­to­ri­al, devem ser usa­das res­pei­tan­do
as par­ti­cu­la­ri­da­des do supor­te digi­tal.

   É impor­tan­te lem­brar que quan­do fala­mos das seme­lhan­ças da revis­ta digi­tal para a impres­sa, esta­mos falan­do de ques­tões visu­ais, o design grá­fi­co. Isso quer dizer que a revis­ta digi­tal hoje con­se­gue ser bem seme­lhan­te visu­al­men­te à revis­ta impres­sa. Algu­mas pla­ta­for­mas, porém, quan­do não colo­cam o design res­pon­si­vo na revis­ta digi­ta, ficam com apa­rên­cia de blog e isso deses­ti­mu­la o lei­tor!

   Mes­mo bus­can­do se apro­xi­mar a iden­ti­da­de edi­to­ri­al da revis­ta impres­sa, o pro­fis­si­o­nal pre­ci­sa explo­rar as par­ti­cu­la­ri­da­des do novo supor­te em que a revis­ta será depo­si­ta­da, o supor­te digital.É aí que entra o design res­pon­si­vo na revis­ta digi­tal.

   Nes­te site temos uma exce­len­te defi­ni­ção para essa fer­ra­men­ta: “Se o seu site mobi­le tem os dife­ren­ci­ais do design res­pon­si­vo, quan­do ampli­a­mos ou redu­zi­mos a ela, o tex­to se adap­ta­rá ao tama­nho da tela. Se ela for peque­na, tan­to o tex­to quan­to as ima­gens dimi­nui­rão de acor­do com a pro­por­ção do dis­po­si­ti­vo. (…) Design res­pon­si­vo é um jei­to de estru­tu­ra­ção HTML e CSS. Gra­ças a ele, qual­quer site se adap­ta ao brow­ser de quem lê, mes­mo sem esta­be­le­cer um design dife­ren­te para cada publi­ca­ção. Isso é mui­to impor­tan­te por­que, hoje, a inter­net vai mui­to além do com­pu­ta­dor  (desk­top ou note­bo­ok). Há o uni­ver­so dos smartpho­nes, tablets e tele­vi­sões com aces­so a inter­net e, por isso, os dife­ren­ci­ais do design res­pon­si­vo são mui­to rele­van­tes. A tec­no­lo­gia móvel é mais do que uma ten­dên­cia, já se tor­nou par­te da nos­sa rea­li­da­de.”

Sua nova plataforma online que funciona: a RDO

   É cla­ro que além do design res­pon­si­vo na revis­ta digi­tal, exis­tem outras fer­ra­men­tas. Ain­da mais quan­do você esco­lhe a pla­ta­for­ma cer­ta, a RDO. Nela, o nível de inte­ra­ti­vi­da­de encon­tra­do é o sufi­ci­en­te para que você pos­sa enri­que­cer o con­teú­do de sua publi­ca­ção. É pos­sí­vel colo­car víde­os, gale­ri­as de ima­gens, hyper­links, grá­fi­cos ani­ma­dos, ani­ma­ções, mapas, den­tre outros.

   Para conhe­cer melhor o seu lei­tor, atri­buí­mos na pla­ta­for­ma RDO a fer­ra­men­ta de métri­cas do Goo­gle Analy­tics. Com ela é fácil saber quais maté­ri­as foram aces­sa­das, o tem­po de per­ma­nên­cia nos arti­gos, entre mui­tas fun­ções.

   O mais impor­tan­te é que publi­car sua revis­ta na pla­ta­for­ma RDO – Revis­ta Digi­tal Onli­ne, requer o inves­ti­men­to mais aces­sí­vel do pra­ti­ca­do no mer­ca­do. Aqui, você tem res­pal­do téc­ni­co com trei­na­men­tos em víde­os publi­ca­dos no You­tu­be, pois nós mon­ta­mos aula de dia­gra­ma­ção, oti­mi­za­ção para web, etc.

   Temos tam­bém um blog, no qual escla­re­ce­mos dúvi­das dos lei­to­res por meio de exem­plos fáceis. Nes­te post, por exem­plo, mos­tra­mos como o jor­na­lis­mo pode obter resul­ta­dos com esse tipo de publi­ca­ção (Veja mais aqui). Lá tam­bém escla­re­ce­mos que nos­so design res­pon­si­vo na revis­ta digi­tal se adap­ta aos note­bo­oks, tablets, pha­blets, smartpho­nes.

RDO – A pla­ta­for­ma de publi­ca­ção digi­tal que fun­ci­o­na

Por: Mar­ce­la Schi­a­von

contato@revistadigitalonline.com.br

www.revistadigitalonline.com.br

Tele­fo­ne: 11 2307–2737