Distribuição da notícia jornalística em
ambiente digital
A distribuição da notícia jornalística é primordial para levar seus conteúdos aos seus leitores. Não adianta nada produzir excelentes matérias e o público não ler, porque o conteúdo por algum problema de distribuição não chegou até as mãos dos seus leitores.
Saber distribuir conteúdos jornalísticos é chave para levar notícias de qualidade aos máximo de pessoas possíveis.
Se observarmos bem, as Bigs Techs são grandes plataformas de distribuição de conteúdos. O trabalho de plataformas como Google, Facebook, Instagram, Twitter e Youtube por exemplo é basicamente fazer a distribuição de conteúdos de terceiros. Eles criaram um poderoso império com esse modelo de negócio.
Se pensarmos bem, trabalhamos de graça para as big techs, mas se quisermos ganhar visibilidade organicamente na internet, não tem outra forma. O que temos que fazer é usar todo esse ecossistema a nosso favor.
Veja um exemplo de uma matéria multimídia. Nesta matéria você encontrará fotos, áudios, links etc.
É bom dizer que também podemos ser remunerados por essas plataformas, mas isso só acontece quando você ganha muita relevância. O Google mesmo tem um programa de remuneração do jornalismo digital. O programa é o Google Destaques, que tem mais de 1.500 parceiros pelo mundo, no Brasil mais de 100 veículos são parceiros do Google Destaques e recebem por isso.
O trabalho jornalístico é primordial para a sociedade e é por meio deste trabalho que todos nós ficamos informados do que está acontecendo em nosso bairro, em nossa cidade, no estado, em nosso país e em todo mundo. Por esse motivo, temos que levar informações profissionais e de qualidade aos nossos leitores.
Vemos hoje um fenômeno de descredibilizar o trabalho jornalístico e essa descredibilização interessa aos produtores inescrupulosos, criam conteúdos falsos, as famosas Fake News. O pior é que os conteúdos falsos chegam a muita gente, viralizam mais. Sabendo disso, temos até a obrigação de levar conteúdos verdadeiros aos nossos leitores.
Sabemos também que no meio digital, a propagação da notícia ficou mais democrática, isso quer dizer que um estudante de jornalismo, um jornalista aposentado e até mesmo uma pessoa que queira difundir seus conteúdos, tem a liberdade de fazer isso e em alguns casos, ganham mais visibilidade se compararmos com alguns conteúdos jornalísticos profissionais.
O grande desafio de todos os produtores de conteúdo é levar as notícias aos seus leitores e até aqueles que nem tem noção que seu trabalho jornalístico existe. Isso quer dizer que devemos construir nossos conteúdos para os que já conhecem nossa revista ou portal e também para aqueles que ainda não conhecem nossa publicação digital.
Inspirado na frase cunhada pelos autores do livro: Cultura da conexão – Criando valor e significado por meio da mídia propagável, podemos perceber que distribuir a notícia jornalística é essencial para levarmos as notícias de qualidade aos nossos leitores e se não for assim, seu trabalho jornalístico pode ficar no limbo da internet.
Tenho que concordar com esta frase dita pelos autores Henry Jenkins, Joshua Green e Sam Ford. O livro Cultura da Conexão nos mostra o valor da entrega de conteúdos no meio digital. Os autores trazem conceitos como conteúdo propagável, conteúdo que gruda, nos mostra práticas de propagação e até mesmo a cura para a mídia viral.
Quero dizer que este conteúdo não é sobre o livro e sim como distribuir a notícia em ambiente digital. Levantamos aqui, mais de 21 dicas de como você pode propagar as notícias de um portal, de uma revista digital e até mesmo de um simples blog. Vamos a elas.
Distribuição da notícia jornalística: + de 21 dicas que vão ajudar no engajamento de sua publicação digital
SEO (Search Engine Optimization)
O SEO é a prática de otimizar conteúdos para os motores de buscas. É criar um conteúdo que se propague, que entre na primeira página do Google e de preferência, fique em primeiro lugar como resultado de buscas orgânicas.
Quando o jornalista faz uma matéria otimizada, ele está criando a possibilidade desta matéria ser encontrada de forma orgânica pelos leitores nos buscadores na internet. O leitor ao procurar uma assunto no Google, pode encontrar a matéria otimizada que o jornalista fez com muito cuidado e carinho. Esse é o prêmio que o Google dá pela qualidade do seu trabalho.
Fazer matérias otimizadas, é distribuir seu conteúdo de forma orgânica sem pagar nada ao Google. É levar informações de qualidade ao seu leitor.
Resumindo: não publique matérias sem trabalhar a otimização, sem fazer SEO. Otimizar conteúdo não é mais uma escolha e sim uma necessidade.
Quer saber mais SEO aplicado ao jornalismo digital?
Leia o Guia completo de SEO para Jornalistas
Push Notification
O Push Notification são as notificações que você pode colocar em sua plataforma de publicação digital. Toda vez que você publicar uma matéria nova, a sua plataforma emite uma notificação via computador para os leitores que aceitaram receber o aviso que você fez uma nova publicação.
Para que a notificação seja emitida, é preciso que a plataforma tenha esta tecnologia instalada. Um bom plugin que ajuda nesta missão de emitir notificações é o OneSignal – Web Push Notification.
Outra coisa importante nesta estratégia é que para o leitor ser avisado por meio do Push Notification, ele precisa querer ser notificado, precisa ter clicado no sino que fica na página para saber que você fez uma nova publicação de conteúdo.
Newsletters
O uso de Newsletters é uma forma muito eficiente de distribuir suas matérias. Para que isso ocorra, é preciso que o leitor aceite receber suas notícias por e-mail.
Nunca pegue um banco de e-mail e dispare sem a permissão do leitor, pois além de fazer práticas ilegais de distribuição de notícias, seu leitor poderá ficar chateado com a invasão.
Se o seu leitor gostar de sua publicação, ele mesmo vai querer receber suas newsletter de forma espontânea. Veja o exemplo do portal de notícias Jota.info.
Um bom plugin para implementar a ferramenta de newsletters em sua plataforma é o MailPoet. Depois deste plugin instalado, distribuir suas notícias por e-mail se tornará muito fácil e não precisará de um programador para isso.
Botões de compartilhamento
Os botões de compartilhamento ajudam muito na distribuição da notícia jornalística. Eles precisam ficar acessíveis dentro da matéria para que o leitor, se gostar do conteúdo que leu, possa compartilhar com seus amigos e familiares de forma espontânea.
Veja o exemplo na matéria da CNN sobre o Luva de Pedreiro.
É importante ressaltar que não basta colocar os botões de compartilhamento, é preciso também criar os conteúdos que serão compartilhados. Você pode colocar o texto e a imagem que será compartilhada por meio desses botões.
Minha dica é que você implemente esta solução para ajudar a espalhar as notícias do seu canal de publicação digital.
Mobile First Index
Se você perceber que os acessos de sua plataforma de mídia digital são maiores pelo smartphone (celular), é bom que você transforme os acessos predominantemente pelos celulares, transformando a indexação publicação em Mobile First Index.
O que é Mobile First Index?
Com a ajuda de um programador, diga para o Google que você prioriza que sua publicação seja priorizada pelo mobile, mobile first, ou seja, indexar mobile primeiro, por isso Mobile First Index.
Permitir que seus leitores acessem seus conteúdos por meio de aplicativos mobile, é dar mais mobilidade para seus leitores.
O Google vem incentivando o consumo de conteúdo pelo mobile desde 2015 no evento Google Mobile Day.
Agregadores de notícias (UOL)
Uma forma muito potente de você espalhar suas matérias jornalísticas é fazendo parceria com grandes portais de notícias como UOL, Estadão etc.
Juntos com esses importantes e relevantes portais de notícias, você ganhará muita visibilidade, aproveitando toda autoridade que estes grandes portais tem.
Só veja se esta parceria vale a pena financeiramente. Avalie com calma e se necessário faça a parceria.
Distribuição de notícias em redes sociais
As notícias podem ser distribuídas em redes sociais. O grande segredo é saber explorar as características e os formatos de cada rede social.
Sabemos que os esforços para distribuir as notícias por diversos canais não é fácil, precisa ter equipe e conhecimento de causa. A dica é, faça o que for possível, com o máximo de qualidade.
É importante salientar que o Instagram é uma rede social que explora imagens e vídeos. Quando você levar suas notícias para esta plataforma, é importante conhecer a plataforma, o público que está nela e os formatos de publicação disponibilizados.
No caso do Instagram, você pode contar suas narrativas jornalísticas com os seguintes formatos.
- Feed: com formato quadrado (1080×1080 px), formato retangular (1080×566 px) e formato vertical (1080×1350 px)
- Stories: 1080×1920 px
- IGVT: 1080×1920 px
O Facebook é uma rede social que vem a cada tempo envelhecendo, mas ela não está morta. Distribuir suas notícias nesta rede social é muito importante para ajudar no aumento de audiência, no fortalecimento da marca e no engajamento.
Alguns grandes grupos de comunicação estão insatisfeitos com o Facebook, pois a plataforma não ajuda na indexação orgânica. O Jornal Folha de São Paulo já saiu do Facebook por exemplo.
Se seu conteúdo é mais corporativo, faz sentido você distribuir suas notícias no LinkedIn.
Você pode distribuir suas notícias no LinkedIn de duas formas: a primeira é fazendo uma publicação colocando o link de para sua matéria original e a segunda forma é publicar suas notícias diretamente no LinkedIn.
Distribuir notícias jornalísticas no Twitter é bom para quem tem um volume grande de conteúdos para serem divulgados. Isso não quer dizer que as mídias que têm um volume baixo de publicação não possam postar no Twitter.
Quando o volume de publicação de notícias no Twitter é grande, a marca do seu canal de notícia estará sempre em evidência e isso ajuda muito.
Outra grande vantagem em distribuir suas notícias no Twitter é que o link atribuído dentro da publicação, leva o leitor direto para a matéria original.
Se você quer aprender a explorar todo potencial do Twitter, acesse o link da escola gratuita: Twitter Flight School.
Tik Tok
O Tik Tok pode ser um grande desafio para os jornalistas mais experientes. A linguagem jovem e dinâmica que a plataforma impõe, pode assustar jornalistas acostumados com conteúdos mais longos.
No Tik Tok a mensagem jornalística é passada de forma rápida e dinâmica. Outra forma de explorar a plataforma é usar ou criar sua própria #hashtag.
Se você ou sua empresa não se sentir confortável em distribuir conteúdo jornalístico nesta plataforma e vocês acharem que é imprescindível estar lá, faz a diferença quando você tem em seu time de trabalho uma grande diversidade de pessoas, principalmente os mais jovens.
Youtube
A distribuição de notícias dentro do Youtube pode ser uma estratégia rica e muito interessante, pois o Youtube é o segundo maior buscador da internet.
Saber distribuir matérias jornalísticas dentro do Youtube, além de melhorar muito a indexação dentro da própria plataforma e até mesmo no Google, você pode ser bem remunerado pelo Youtube.
O Youtube ajuda também na divulgação da marca e o negócio do jornalismo digital ganha muita força e relevância.
Temos vários casos de sucesso do jornalismo dentro do Youtube. Podemos citar o caso dos programas da Jovem Pan News, do UOl, do Brasil 247, da revista Carta Capital e até o canal Meio, criado pelo jornalista Pedro Dória.
Quer aprender tudo sobre Youtube? Visite o site o site oficial da plataforma e aprenda a fazer distribuição de notícias em forma de vídeos.
Podcast
Estamos vendo a algum tempo o crescimento dos podcasts. Até os podcasts bem simples, tem muita relevância no mercado da informação e até mesmo do internamento.
Dentro deste universo do podcast, os podcasts jornalísticos ficam até meio apagados. Mas aqueles que gostam de boas notícias acabam guardando seus podcasts favoritos no mercado das notícias.
Você pode fazer podcasts e distribuir suas matérias jornalísticas dentro do próprio Youtube (veja o caso do Prof. Sérgio Amadeu com seu Podcast Tecnopolítica), pode publicar seus podcasts dentro do Spotfy, no Deezer, no podcasts da Apple etc e até mesmo criar seus aplicativo de notícias, que é o caso da CBN.
Distribuição de notícias por meio de aplicativos mensageiros
Como já vimos até aqui, distribuir notícias jornalísticas não é tarefa fácil. Se você chegou até esta parte do texto, você viu muitas opções para distribuir as notícias em meios digitais e os aplicativos de mensageiro não poderiam ficar de fora.
Na época da vaza jato, me cadastrei para receber notícias jornalísticas publicadas pelo Intercept Brasil. Entrei no grupo do WhatsApp para receber em primeira mão as notícias do escandaloso caso de manipulação judicial.
Além de receber as notícias que eu queria ler, fiquei atento e interessado em aprender como distribuir notícias jornalísticas por meio do WhatsApp. Até hoje recebo notícias jornalísticas pelo WhatsApp do Intercep Brasil e de outros portais que me interessam.
Com o abuso do uso do WhatsApp nas eleições no Brasil em 2018 e outras pelo mundo, a plataforma criou regras para inibir as práticas ilegais dentro da plataforma. Veja como ficaram as regras nas matérias em vídeo da CNN Brasil.
Telegram
Como o WhatsApp, o Telegram também é outra plataforma de mensagem para distribuir as matérias jornalísticas.
Para você entender melhor, entre para os grupos de Telegram de algum veículo de comunicação. Posso te dar como referência o Telegram da revista Carta Capital.
Só tome cuidado com as regras de distribuição de notícias deste mensageiro para não ser penalizado e ficar de fora deste excelente canal.
Distribuição da notícia jornalística com as soluções do Google
O Google tem várias ferramentas que ajudam na distribuição da notícia jornalística. Conheça cada uma delas e veja qual se adapta ao seu projeto de jornalismo digital.
AMP (Accelerated Mobile Page)
O Google percebeu que muitas páginas demoravam para carregar nos aparelhos celulares.
Com a internet lenta e com plataformas digitais mal feitas, o Google teve que criar uma solução para resolver estes problemas, foi aí que eles criaram o AMP (Accelerated Mobile Page).
O AMP é um plugin que você pode implementar em sua plataforma CMS (Content Management System) . O AMP deixa a página mais leve e mais sucinta em relação aos conteúdos publicados. Este recurso é para acelerar carregamento de conteúdo mobile.
É bom ficar atento ao uso do AMP, pois com o crescimento do Core Web Vital, talvez o Google abandone este recurso.
Google News
Outra solução incrível do Google para distribuir suas notícias é o Google News, que também é conhecido como Google Notícia.
O Google News é um agregador de notícias que possibilita que você possa distribuir seus conteúdos por lá.
Este agregador de notícias está disponível para Android e IOS, sendo assim, os leitores poderão acompanhar seu conteúdo por meio desta plataforma.
Outra coisa interessante do Google News é que ele manda para o leitor, de forma automática e-mails distribuídos, às notícias que os leitores consomem.
Google Discover
O Google Discover é uma solução do Google que distribui as notícias por meio dos interesses dos leitores sem que eles precisem procurar por elas. Esta solução também é conhecida como Google Destaques.
Este aplicativo pode ser acessado no Android e pode ser baixado para o sistema IOS do IPhone.
Para aparecer no Google Discover, você precisa preencher alguns dados para que o Google possa avaliar sua plataforma de publicação digital e se aprovado, possa aparecer nesta importante plataforma.
Pelo Google Discover, além das publicações de textos, você também pode publicar seus vídeos do Youtube.
Google Search Console
Com o Google Search Console, você pode ver algumas métricas bem interessantes como monitoramento da SERP (página de resultados do mecanismo de pesquisa) em relação aos assuntos que aborda em seus conteúdos, resolver problemas de presença digital.
Outra coisa importante é que por meio do Google Search Console você vê as métricas do Google em relação ao seu site, ou seja, informações externas das buscas do Google em relação ao seu segmento que você trabalha.
O pulo do gato do Google Search Console é que por meio dele, você pode impulsionar a matéria que você acabou de publicar. Esta prática ajuda muito na rápida indexação da matéria publicada.
Veja como implementar o Google Search Console em sua plataforma de publicação de notícias digitais.
Anúncios (Ads)
Por fim, se você quiser trazer leitores de forma rápida e sem precisar da indexação orgânica do Google, você pode fazer anúncios pagos. Esta é uma estratégia interessante e de curto prazo.
Você pode fazer anúncios pelo Google (Google Ads), Facebook Ads, Instagram e Twitter Ads.
Bom gente, é isso. Este artigo é muito longo, mas vale a pena pois ele acaba virando um guia de distribuição da notícia jornalística.
Espero que você tenha gostado.