Revista Digital em formato PDF: Vantagens e Desvantagens

Transformar Revista Digital em PDF é bom?

Transformar Revista Digital em PDF exige saber mais sobre o formato PDF. O formato PDF é um tipo de arquivo que pode ser acessado por vários dispositivos como computadores, tablets e smartphones. Isso pode ser feito em qualquer sistema operacional, como Windows, IOS, Linux (nos computadores) e IOS, Android e Windows (nos dispositivos móveis).

É bom lembrar que este interessante formato foi desenvolvido pela Adobe Systems em 1993 e se tornou a forma mais simples e barata de converter muitos arquivos gerados pelos mais diversos softwares em arquivos eletrônicos (isso também vale para transformar Revista em PDF.

O PDF também um tipo de arquivo aberto que facilita a troca de documentos por meio da tecnologia digital. A implantação do formato PDF em nosso cotidiano possui mais de vinte anos e sua tecnologia cresceu e mudou muito. Hoje, após um grande amadurecimento dessa tecnologia, somos capazes de converter uma Revista Digital em PDF.

Podemos encontrar o formato PDF em sua versão interativa, trazendo com ele inúmeros recursos como a inclusão de hiperlinks, marcadores, vídeos, áudios, formulários. Estes podem ser visualizados em modo de apresentação (contendo também transição de páginas).

Transformar Revista em PDF possui inúmeras vantagens. Podemos apontar algumas como facilidade de sua conversão — com o clicar de alguns botões no software que a revista está sendo produzida, o material final fica pronto em instantes. Além disso, o formato PDF tem uma particularidade em relação ao layout da revista pois quando convertida temos como resultado final a fidelidade do projeto gráfico criado. Isso significa que ao transformar Revista Digital em PDF, por exemplo, teremos uma cópia exata do que foi produzido.

Há também desvantagens em transformar Revista Digital em PDF. A cópia gerada em PDF é simplesmente o documento eletrônico da revista. Isso quer dizer que ao transformar a Revista em PDF não teremos um tipo de arquivo fluído. Ele não se adaptará aos formatos de tablets e smartphones e no computador ficará fora de proporção em relação à tela widescreen do aparelho, perdendo todo o design que foi estabelecido no projeto gráfico.

Outro grande problema encontrado no formato de arquivo PDF em revista digital é que todo o conteúdo fica preso dentro do arquivo, isso quer dizer que só tem acesso ao conteúdo quem conhece a revista, isso impede que outros leitores encontrem o artigo da revista digital por meio de busca orgânica. Esse resultado é simplesmente um desperdício.

Nossa Revista Digital Online possui design responsivo. Pode-se dizer a grosso modo, que assim podemos ler o conteúdo publicado em tablets, smartphones e computadores sem que haja perda em relação às imagens, aos vídeos, etc…

Ao transformar uma Revista Digital em PDF, em um tablet ou smartphone o leitor ficará totalmente perdido. Para ter acesso ao conteúdo terá que mover a tela e esta experiência pode acabar com todas as suas expectativas.

Se a revista for produzida em uma versão interativa do PDF, ela se torna um pouco mais interessante. O nível de interatividade que vemos em outras publicações que tentam simplesmente transformar uma Revista Digital em PDF, no entanto, torna a escolha de transformar a Revista Digital em PDF, nada mais que uma opção pobre.

Rolar para cima