Revista digital para diferentes dispositivos

Tablets, smartpho­nes, note­bo­oks, pha­blets e uma só Revis­ta Digi­tal Onli­ne.

   Uma revis­ta digi­tal para dife­ren­tes dis­po­si­ti­vos faz seu negó­cio cres­cer. Hoje, o bra­si­lei­ro pos­sui diver­sos apa­re­lhos ele­trô­ni­cos e nem sem­pre con­se­gue estar per­to de um com­pu­ta­dor. Cres­ce, então, o núme­ro de smartpho­nes, tablets, pha­blets, note­bo­oks e ter um site adap­ta­do a todos eles é qua­se impres­cin­dí­vel.

   San­dra Tur­chi é sócia-dire­to­ra da Digi­ta­lents. Con­sul­to­ra e pales­tran­te sobre Mar­ke­ting Digi­tal e E-com­mer­ce. Pro­fes­so­ra nos MBAs da FGV, FIA e ESPM, onde coor­de­na cur­sos na área digi­tal des­de 2008. Em um arti­go publi­ca­do no site admi­nis­tra­do­res, ela defen­de o uso do design res­pon­si­vo. Para ela, uma revis­ta digi­tal para dife­ren­tes dis­po­si­ti­vos é um dife­ren­ci­al: “É fato que pra­ti­ca­men­te todos os sites podem ser aces­sa­dos via dis­po­si­ti­vos móveis, mas quan­tos deles real­men­te são fun­ci­o­nais em uma pla­ta­for­ma mobi­le? A usa­bi­li­da­de ou faci­li­da­de com que o seu cli­en­te aces­sa menus, tex­tos e ima­gens no seu site é impres­cin­dí­vel para que você o man­te­nha satis­fei­to com a sua empre­sa. Pri­mar pela qua­li­da­de da inte­ra­ção que os seus cli­en­tes têm com este canal de comu­ni­ca­ção tão impor­tan­te refle­te a pre­o­cu­pa­ção da sua empre­sa em pres­tar um bom aten­di­men­to, ele­van­do sua esti­ma fren­te ao mer­ca­do”.

RDO — Sua revista digital para diferentes dispositivos

   O gran­de desa­fio do pro­ces­so de con­ver­gên­cia (ou seja, de colo­car uma revis­ta no meio digi­tal) é a pos­si­bi­li­da­de de adap­ta­ção do design. O cli­en­te sen­ti­rá faci­li­da­de em aces­sar sua Revis­ta Digi­tal Onli­ne. Ele não pre­ci­sa­rá ficar ajus­tan­do o tama­nho da tela ou algo do tipo, pois gra­ças ao design res­pon­si­vo, um layout ser­vi­rá em mui­tos apa­re­lhos.

   O visu­al da revis­ta será pare­ci­do com uma impres­sa. Isso sig­ni­fi­ca que, dife­ren­te­men­te da mai­o­ria das revis­tas digi­tais, per­de-se a apa­rên­cia de blog — que des­ca­rac­te­ri­za a pla­ta­for­ma. Além dis­so, o design deve resol­ver é a ques­tão da nave­ga­ção por­que na revis­ta impres­sa oci­den­tal, a lei­tu­ra é da esquer­da para a direi­ta, mas no digi­tal o design pre­ci­sa achar a melhor for­ma de dis­por o con­teú­do. Como este tipo de nave­ga­ção ain­da é nova, o desig­ner pre­ci­sa saber exa­ta­men­te o que fazer e quais fer­ra­men­tas uti­li­zar.

   O impor­tan­te para nós da RDO é que a nave­ga­ção fique cla­ra, dei­xan­do o lei­tor con­for­tá­vel, pre­o­cu­pan­do-se ape­nas com o aces­so ao con­teú­do. Em suma, uma revis­ta digi­tal para dife­ren­tes dis­po­si­ti­vos depen­de de bons pro­fis­si­o­nais que se pre­o­cu­pem com o lei­tor. Aqui, com cer­te­za a lei­tu­ra será pri­o­ri­za­da e quem lê fica­rá inte­res­sa­do em outras publi­ca­ções. Assim, seu site esta­rá mil pas­sos a fren­te!

RDO — A pla­ta­for­ma de publi­ca­ção digi­tal que fun­ci­o­na

Por: Mar­ce­la Schi­a­von

contato@revistadigitalonline.com.br

www.revistadigitalonline.com.br

Tele­fo­ne: 11 2307–2737