RESUMO

POR ADRIANO RODRIGUES

   Nos­so obje­ti­vo com esta pes­qui­sa é abor­dar­mos o pro­ces­so de con­ver­gên­cia e cri­a­ção de revis­ta digi­tal onli­ne. Para isso, vamos inves­ti­gar quais rumos o meio revis­ta está toman­do até che­gar­mos a pro­por um mode­lo de revis­ta digi­tal conec­ta­da com a inter­net, onde a mes­ma será aces­sa­da em diver­sos dis­po­si­ti­vos, como com­pu­ta­do­res, tablets e smartpho­nes. Com esse obje­ti­vo, vamos desen­vol­ver um pro­tó­ti­po, uti­li­zan­do a Revis­ta Cás­per como mode­lo e refe­rên­cia. O intui­to de mon­tar­mos nos­so mode­lo é colo­car em prá­ti­ca todo o estu­do teó­ri­co apre­sen­ta­do aqui e aju­dar o mer­ca­do edi­to­ri­al a pro­por um cami­nho de pro­du­ção de revis­ta digi­tal que pos­sa ser viá­vel à peque­nas, médi­as e, quem sabe, até gran­des edi­to­ras.

   Para dar iní­cio a nos­sa pes­qui­sa, pri­mei­ra­men­te vamos con­tex­tu­a­li­zar nos­so públi­co, tra­çan­do um bre­ve pano­ra­ma his­tó­ri­co da revis­ta, pas­san­do por con­cei­tos e rela­tos do pro­ces­so de con­ver­gên­cia digi­tal. Pos­te­ri­or­men­te, fare­mos um pano­ra­ma do mer­ca­do e mos­tra­re­mos mode­los ado­ta­dos pela revis­ta digi­tal. Abor­da­re­mos a pro­du­ção da revis­ta de duas for­mas: na pri­mei­ra, mos­tra­re­mos a pro­du­ção por meio de pro­gra­ma­ção de com­pu­ta­dor e, na segun­da, mos­tra­re­mos a pro­du­ção com uso de pla­ta­for­mas de pro­du­ção de revis­tas digi­tais. No últi­mo capí­tu­lo, mos­tra­mos os cami­nhos asser­ti­vos e equi­vo­ca­dos toma­dos no pro­ces­so de pro­du­ção da revis­ta digi­tal onli­ne e mos­tra­re­mos nos­so pro­tó­ti­po da revis­ta Cás­per. Quem dese­jar ver o pro­tó­ti­po de revis­ta que cri­a­mos pode­rá aces­sá-lo em www.agenciadoka.com.br/revista.

Códi­go para bai­xar a Revis­ta Cás­per

   Para sus­ten­tar­mos nos­sos argu­men­tos, bus­ca­mos, base teó­ri­ca por meio de pes­qui­sa bibli­o­grá­fi­ca, pri­o­ri­zan­do auto­res que dis­cu­tem o meio revis­ta, as teo­ri­as das tec­no­lo­gi­as digi­tais e estu­dos mais con­tem­po­râ­ne­os sobre o mer­ca­do de revis­ta digi­tal. Para mon­tar nos­so pro­tó­ti­po, além do con­teú­do teó­ri­co, colo­ca­mos à dis­po­si­ção nos­so conhe­ci­men­to no cam­po do design e das tec­no­lo­gi­as digi­tais.

   Nos­sa inqui­e­ta­ção em desen­vol­ver esta pes­qui­sa é por acre­di­ta­mos que os mode­los de pla­ta­for­mas de publi­ca­ções digi­tais encap­su­lam, enca­re­cem e invi­a­bi­li­zam a pro­du­ção de revis­tas digi­tais. Além dis­so, os mode­los de revis­tas digi­tais que estas geram não aten­dem de for­ma satis­fa­tó­ria o mun­do conec­ta­do da inter­net o que aca­ba atra­pa­lhan­do o mer­ca­do edi­to­ri­al de peque­nas e médi­as edi­to­ras, que não podem cus­te­ar toda essa tec­no­lo­gia e infra­es­tru­tu­ra. As prá­ti­cas ado­ta­das por gran­des empre­sas que desen­vol­vem softwa­res que geren­ci­am e publi­cam revis­tas digi­tais aca­bam esma­gan­do as peque­nas e médi­as edi­to­ras.

   Para mini­mi­zar­mos estes pro­ble­mas, resol­ve­mos pro­to­ti­par um mode­lo de revis­ta digi­tal pro­du­zi­do com base em pla­ta­for­mas onli­ne. Essa pla­ta­for­ma é de conhe­ci­men­to geral e sua implan­ta­ção e ges­tão não pre­ve­em gran­des difi­cul­da­des, ten­do o bai­xo cus­to como prin­ci­pal carac­te­rís­ti­ca. Para desen­vol­ver nos­sa pro­pos­ta, usa­re­mos a pla­ta­for­ma de publi­ca­ção de con­teú­dos onli­ne, o Word­Press. Sabe­mos que ter ape­nas uma pla­ta­for­ma de publi­ca­ções digi­tais não bas­ta, todo o pro­je­to edi­to­ri­al da revis­ta deve­rá ser pre­ser­va­do. Assim, vamos apli­car téc­ni­cas do design para dar fun­ci­o­na­li­da­de ao nos­so mode­lo de revis­ta.

   Acre­di­ta­mos que o mode­lo de publi­ca­ção de revis­ta digi­tal onli­ne é uma solu­ção inte­res­san­te e viá­vel para o mer­ca­do de revis­ta digi­tal, pois além de bara­te­ar todo o pro­ces­so, sua conec­ti­vi­da­de com o mun­do da inter­net aju­da­rá as edi­to­ras na gera­ção de novos negó­ci­os.