RESUMO

POR ADRIANO RODRIGUES

Nosso objetivo com esta pesquisa é abordarmos o processo de convergência e criação de revista digital online. Para isso, vamos investigar quais rumos o meio revista está tomando até chegarmos a propor um modelo de revista digital conectada com a internet, onde a mesma será acessada em diversos dispositivos, como computadores, tablets e smartphones. Com esse objetivo, vamos desenvolver um protótipo, utilizando a Revista Cásper como modelo e referência. O intuito de montarmos nosso modelo é colocar em prática todo o estudo teórico apresentado aqui e ajudar o mercado editorial a propor um caminho de produção de revista digital que possa ser viável à pequenas, médias e, quem sabe, até grandes editoras.

Para dar início a nossa pesquisa, primeiramente vamos contextualizar nosso público, traçando um breve panorama histórico da revista, passando por conceitos e relatos do processo de convergência digital. Posteriormente, faremos um panorama do mercado e mostraremos modelos adotados pela revista digital. Abordaremos a produção da revista de duas formas: na primeira, mostraremos a produção por meio de programação de computador e, na segunda, mostraremos a produção com uso de plataformas de produção de revistas digitais. No último capítulo, mostramos os caminhos assertivos e equivocados tomados no processo de produção da revista digital online e mostraremos nosso protótipo da revista Cásper. Quem desejar ver o protótipo de revista que criamos poderá acessá-lo em www.agenciadoka.com.br/revista.

Código para baixar a Revista Cásper

Para sustentarmos nossos argumentos, buscamos, base teórica por meio de pesquisa bibliográfica, priorizando autores que discutem o meio revista, as teorias das tecnologias digitais e estudos mais contemporâneos sobre o mercado de revista digital. Para montar nosso protótipo, além do conteúdo teórico, colocamos à disposição nosso conhecimento no campo do design e das tecnologias digitais. v

Nossa inquietação em desenvolver esta pesquisa é por acreditamos que os modelos de plataformas de publicações digitais encapsulam, encarecem e inviabilizam a produção de revistas digitais. Além disso, os modelos de revistas digitais que estas geram não atendem de forma satisfatória o mundo conectado da internet o que acaba atrapalhando o mercado editorial de pequenas e médias editoras, que não podem custear toda essa tecnologia e infraestrutura. As práticas adotadas por grandes empresas que desenvolvem softwares que gerenciam e publicam revistas digitais acabam esmagando as pequenas e médias editoras.

Para minimizarmos estes problemas, resolvemos prototipar um modelo de revista digital produzido com base em plataformas online. Essa plataforma é de conhecimento geral e sua implantação e gestão não preveem grandes dificuldades, tendo o baixo custo como principal característica. Para desenvolver nossa proposta, usaremos a plataforma de publicação de conteúdos online, o WordPress. Sabemos que ter apenas uma plataforma de publicações digitais não basta, todo o projeto editorial da revista deverá ser preservado. Assim, vamos aplicar técnicas do design para dar funcionalidade ao nosso modelo de revista.

Acreditamos que o modelo de publicação de revista digital online é uma solução interessante e viável para o mercado de revista digital, pois além de baratear todo o processo, sua conectividade com o mundo da internet ajudará as editoras na geração de novos negócios.

Rolar para cima