Plataforma de comunicação interna as suas vantagens para RP’s

A Revista Digital Online, é uma poderosa ferramenta para a comunicação externa e mobile marketing. Mas suas funcionalidades de plataforma de comunicação interna também atende as demandas dos profissionais de Relações Públicas.

Comunicação Interna

   Den­tro das Rela­ções Públi­cas, uma das prin­ci­pais atri­bui­ções do pro­fis­si­o­nal é tra­ba­lhar com a comu­ni­ca­ção inter­na. Garan­tin­do que as men­sa­gens sejam trans­mi­ti­das de for­ma cla­ra para o públi­co inter­no. Por anos, uma das fer­ra­men­tas mais usa­das para atin­gir o públi­co inter­no e seus fami­li­a­res foram as revis­tas. Por mais que as revis­tas con­si­gam gerar vín­cu­los atra­vés de repor­ta­gens, elas ain­da sofrem com o bai­xo alcan­ce nas empre­sas. Mas qual a razão das revis­tas esta­rem falhan­do cada vez mais no ambi­en­te orga­ni­za­ci­o­nal? A res­pos­ta é sim­ples! A hiper­co­nec­ti­vi­da­de, a fal­ta de inte­ra­ti­vi­da­de das revis­tas tra­di­ci­o­nais e as novas pos­si­bi­li­da­des que a tec­no­lo­gia apre­sen­tou dei­xa o mode­lo tra­di­ci­o­nal desin­te­res­san­te para o públi­co inter­no. Em um ambi­en­te hiper­co­nec­ta­do, cada vez mais pro­fis­si­o­nais de comu­ni­ca­ção sen­tem a neces­si­da­de de uma nova pla­ta­for­ma de comu­ni­ca­ção inter­na.

Uma sociedade Hiperconectada

   Ante­ri­or­men­te, já fala­mos sobre a Hiper­co­ne­xão e a impor­tân­cia do mobi­le mar­ke­ting. Embo­ra tenham idei­as mui­tos dife­ren­tes, as mes­mas van­ta­gens de se apli­car mobi­le mar­ke­ting tam­bém podem ser usa­das na comu­ni­ca­ção inter­na. Com mais de 168 milhões de apa­re­lhos smartpho­nes no Bra­sil e com a pers­pec­ti­va de cres­ci­men­to para mais de 220 milhões até 2018, o valor dos smartpho­nes para a con­cre­ti­za­ção de ven­das e para rela­ci­o­na­men­tos com públi­cos exter­nos é ine­gá­vel. Mas afi­nal, os smartpho­nes devem ser ini­mi­gos ou ali­a­dos no ambi­en­te de tra­ba­lho? Cam­pa­nhas de cons­ci­en­ti­za­ção e uma pla­ta­for­ma de comu­ni­ca­ção inter­na ade­qua­da aumen­tam a absor­ção das infor­ma­ções usan­do recur­sos dinâ­mi­cos e inte­ra­ti­vos.

   Porém esbar­ra­mos na bar­rei­ra do “Pre­ci­sa­mos mes­mo de mais um canal de comu­ni­ca­ção?” geral­men­te, essa res­pos­ta deve ser “não”. Já lida­mos com o exces­so de “lixo infor­ma­ti­vo”, aumen­tar o núme­ro de canais aca­ba sen­do um empe­ci­lho para a comu­ni­ca­ção. Isso é vis­to em mui­tas empre­sas que entram em redes soci­ais ape­nas por esta­rem na moda, sem nenhum pla­ne­ja­men­to pré­vio. Mes­mo com a impor­tân­cia de estar na inter­net, estar estra­te­gi­ca­men­te nas redes mos­tra mui­to mais rele­vân­cia para os públi­cos inte­res­sa­dos.

   Esse inves­ti­men­to de empre­sas em redes soci­ais que não são asser­ti­vas cau­sa ruí­dos na comu­ni­ca­ção entre ela e seus públi­cos. Os ruí­dos na comu­ni­ca­ção são pre­ju­di­ci­ais para a comu­ni­ca­ção com públi­cos exter­nos e inter­nos, poden­do pre­ju­di­car a ima­gem da empre­sa. Os impac­tos dos ruí­dos na comu­ni­ca­ção inter­na são amplos, poden­do até mes­mo pre­ju­di­car a ima­gem ins­ti­tu­ci­o­nal per­ma­nen­te­men­te para a mídia.

O potencial de uma nova plataforma de comunicação interna

   Pro­por uma pla­ta­for­ma de comu­ni­ca­ção inter­na era con­si­de­ra­da inviá­vel pelo alto cus­to dos smartpho­nes de desen­vol­vi­men­to de apli­ca­ti­vos. Jus­ti­fi­can­do a ausên­cia de um mai­or inves­ti­men­to pela bai­xa per­me­a­bi­li­da­de de um apli­ca­ti­vo para se comu­ni­car com fun­ci­o­ná­ri­os. Porém com o recen­te bara­te­a­men­to da tec­no­lo­gia, que pos­si­bi­li­tou que smartpho­nes de entra­da tives­sem um hard­ware de melhor qua­li­da­de.

   A prin­ci­pal pro­pos­ta é usar uma pla­ta­for­ma como for­ma  de uni­fi­car diver­sos canais de comu­ni­ca­ção em uma úni­ca pla­ta­for­ma. Uma pla­ta­for­ma mobi­le mais rápi­da res­pon­si­va e inte­ra­ti­va pode ser o dife­ren­ci­al que pode aumen­tar a efe­ti­vi­da­de da comu­ni­ca­ção inter­na.

   A RDO per­mi­te que você tenha diver­sas van­ta­gens que podem con­tri­buir para o desen­vol­vi­men­to do pla­no de comu­ni­ca­ção inter­na. A RDO foi desen­vol­vi­da como inte­gra­ção da pla­ta­for­ma Word­Press nos celu­la­res Android e iOS per­mi­tin­do fun­ci­o­na­li­da­des nati­vas para o apli­ca­ti­vo. Alguns dos recur­sos como pes­qui­sa, favo­ri­tos, gale­ria de ima­gens e víde­os outras fer­ra­men­tas inte­ra­ti­vas para enga­jar fun­ci­o­ná­ri­os e cola­bo­ra­do­res.

Quais são as ferramentas e recursos da RDO

   A RDO é uma fer­ra­men­ta com­ple­ta, inclu­si­ve com a pos­si­bi­li­da­de rea­li­zar trei­na­men­tos onli­ne pela pla­ta­for­ma ou site. A pla­ta­for­ma per­mi­te a “game­fi­ca­ção” de trei­na­men­tos é pos­sí­vel a atra­ti­vi­da­de para os fun­ci­o­ná­ri­os. Usan­do recur­sos inte­ra­ti­vos que faci­li­tam a com­pre­en­são do con­teú­do e aumen­tam as for­mas que as men­sa­gens podem ser entre­gues.

   Além de todas essas fun­ci­o­na­li­da­des para o fun­ci­o­ná­rio, a RDO tam­bém ser­ve como uma fer­ra­men­ta de aná­li­se de cli­ma inter­no. Com as fun­ções do Goo­gle Analy­tics, tam­bém é pos­sí­vel moni­to­rar quais arti­gos ou pági­nas são mais aces­sa­das pelos fun­ci­o­ná­ri­os. Pela aná­li­se do tem­po visi­ta, tema do arti­go e notí­ci­as mais lidas é pos­sí­vel extrair dados sobre o cli­ma inter­no. Além da pos­si­bi­li­da­de de fazer pes­qui­sas com fun­ci­o­ná­ri­os de for­ma rápi­da e sim­pli­fi­ca­da e a cri­a­ção de canais de con­ta­to.

   Até mes­mo para ações pon­tu­ais a RDO con­se­gue ser uma solu­ção pela a faci­li­da­de de edi­ção usan­do a inte­gra­ção via word­press. Com a inter­fa­ce per­so­na­li­za­da é pos­sí­vel inse­rir no apli­ca­ti­vo ações pon­tu­ais para datas ou even­tos. Como a divul­ga­ção de uma pales­tra que use um call-to-acti­on para con­vi­dar um fun­ci­o­ná­rio para par­ti­ci­par de um semi­ná­rio.

   As pos­si­bi­li­da­des da inte­ra­ção da RDO como pla­ta­for­ma de comu­ni­ca­ção inter­na a trans­for­ma em uma pode­ro­sa fer­ra­men­ta de enga­ja­men­to de fun­ci­o­ná­ri­os, com o poder de alcan­ce que os smartpho­nes pos­si­bi­li­tam. Além do recur­so de noti­fi­ca­ções em push, que per­mi­te você envi­ar notí­ci­as e men­sa­gens para o fun­ci­o­ná­rio. Pos­si­bi­li­tan­do que a cons­tru­ção do rela­ci­o­na­men­to com os cola­bo­ra­do­res seja tra­ba­lha­da a qual­quer hora.

   Mas entre todas as van­ta­gens da RDO como pla­ta­for­ma de comu­ni­ca­ção inter­na, a mais impor­tan­te é seu bai­xo cus­to. Um depar­ta­men­to de comu­ni­ca­ção inter­na, que geral­men­te tem um bai­xo bud­get anu­al para rea­li­za­ção de seus pro­je­tos, pre­ci­sa pla­ne­jar mui­to bem quais fer­ra­men­tas irá con­tra­tar e onde apli­car seu orça­men­to para o máxi­mo apro­vei­ta­men­to.

Então vale a pena usar a RDO como plataforma de comunicação interna?

   Geral­men­te no mer­ca­do, cada um dos ser­vi­ços ofe­re­ci­dos pela RDO é fei­to por um for­ne­ce­dor indi­vi­du­al, como uma empre­sa espe­ci­a­li­za­da na ins­ta­la­ção de apa­re­lhos de tele­vi­são para uma TV ins­ti­tu­ci­o­nal, uma agên­cia de comu­ni­ca­ção para a pro­du­ção grá­fi­ca de revis­tas inter­nas, um ser­vi­ço de intra­net para fazer a ges­tão de todos o entre outros ser­vi­ços. Com a RDO você con­se­gue uni­fi­car todas essas for­mas de con­teú­do em uma úni­ca pla­ta­for­ma de comu­ni­ca­ção inter­na, com um pre­ço mais bai­xo que tudo isso con­jun­to. Assim, é pos­sí­vel se pre­o­cu­par ape­nas com a pro­du­ção de con­teú­do e com a pos­si­bi­li­da­de de pos­tar tudo em uma úni­ca pla­ta­for­ma.