PUBLICAÇÃO ONLINE

Características, Vantagens e Benefícios

POR: Rafael Almeida

Saiba porque a publicação on-line é mais vantajosa do que as publicações off-line

   No prin­cí­pio dos tem­pos moder­nos sur­giu a publi­ca­ção on-line, mas ela não sur­giu do nada, quan­do o mun­do ain­da usa­va cava­los de ver­da­de como for­ça loco­mo­to­ra exis­ti­am os telé­gra­fos, e você, nas­ci­do no séc. 19, deve saber que as men­sa­gens de telé­gra­fo che­ga­vam por uma linha de trem, logo, elas lite­ral­men­te che­ga­vam “pela linha” no inglês flu­en­te, on-line. É cla­ro que os tem­pos muda­ram, os telé­gra­fos e as linhas de trem saí­ram dan­do espa­ço para máqui­nas moder­nas como os celu­la­res, tablets, com­pu­ta­do­res, a publi­ca­ção on-line nas­ce nes­te meio, uma for­ma de publi­ca­ção dife­ren­te e pró­pria do séc.21

   Publi­ca­ção, como defi­ni­do pelo dici­o­ná­rio é tor­nar algo aces­sí­vel, on-line, como os dici­o­ná­ri­os ain­da ten­tam defi­nir, é um esta­do de conec­ti­vi­da­de, logo, nada des­cre­ve mais o séc. XXI como o ter­mo publi­ca­ção on-line. Pas­sa­mos pelos tem­pos das caver­nas, pela ida­de média e ago­ra pelo ápi­ce da moder­ni­da­de evo­luin­do em ques­tão de ter­mos, você pode ter dor­mi­do pelas últi­mas déca­das e aca­bou per­den­do as mais novas pala­vras que enchem os nos­sos dici­o­ná­ri­os, mas não se pre­o­cu­pe, esta­mos aqui para resol­ver este pro­ble­ma, expli­ca­re­mos os 15 con­cei­tos que você não pode dei­xar de conhe­cer ain­da nes­te sécu­lo.

Publicação on-line. Evolução da comunicação

EVOLUÇÃO DA

COMUNICAÇÃO

Publicação on-line. Evolucão da comunicação

Publicação on-line. Evolucão da comunicação

Publicação on-line. Evolucão da comunicação

Publicação on-line. Evolucão da comunicação

Publicação on-line. Evolucão da comunicação

   Vamos come­çar do come­ço, defi­ni­re­mos o que é algo digi­tal e o que se carac­te­ri­za por ser on-line, digi­tal é um adje­ti­vo, vin­do do ter­mo digi­to, algo numé­ri­co, um con­jun­to de infor­ma­ções que não neces­sa­ri­a­men­te são pala­vras, mas sim códi­gos, usa­dos para carac­te­ri­zar qual­quer coi­sa que está rela­ci­o­na­da com dis­po­si­ti­vos ele­trô­ni­cos, por­tan­to, caso você tenha uma revis­ta bai­xa­da em PDF essa ama­da revis­ta se tor­na uma publi­ca­ção digi­tal, on-line por outro lado, defi­ne algo que está na rede cha­ma­da de world wide web (WWW), a famo­sa inter­net, logo, para se usar algo on-line você pre­ci­sa de uma cone­xão com a inter­net, enquan­to algo digi­tal esta dis­po­ní­vel a qual­quer momen­to mas pesa­rá na memó­ria do seu apa­re­lho, ambos tem prós e con­tras mas a publi­ca­ção on-line ofe­re­ce uma dinâ­mi­ca dife­ren­te, o on-line vai pro­mo­ver mais inte­ra­ti­vi­da­de do que a alter­na­ti­va, você pode ler o seu livro e no mes­mo ins­tan­te par­ti­ci­par de uma comu­ni­da­de que comen­ta sobre ele, o que tor­na inte­ra­ti­vi­da­de o nos­so pri­mei­ro pon­to de dis­cus­são.

   Isso carac­te­ri­za as pla­ta­for­mas, como por exem­plo, os Blogs que tive­ram um Boom nes­ses últi­mos anos, o blog come­çou como uma ver­são mais pes­so­al dos sites, se fos­se­mos com­pa­rar, o site seria o livro e o blog seria um diá­rio pes­so­al, mas o blog como tan­tos outros tam­bém mudou, hoje empre­sas podem ter blogs onde pro­mo­vem uma rela­ção mais pes­so­al com os seus cli­en­tes, se apro­xi­mam de seus públi­cos, assim como as revis­tas on-line e os jor­nais on-line, itens de papel que pas­sam para uma pla­ta­for­ma mais dinâ­mi­ca, o qual o públi­co pode se encon­trar.

Características da publicação digital

Publicação on-line interatividade e virtualidade

Publicação on-line audiência e mídias sociais

Publicação on-line convergência e cultura participatória

Publicação on-line inteligência coletiva e barreiras digitais

Publicação on-line interface e ciberespaço

Publicação on-line ubiquidade e segurança

Publicação on-line velocidade e web 2.0

Publicação on-line conectividade

CONHE­ÇA A

PLA­TA­FOR­MA RDO

1. Interatividade

   Inte­ra­ti­vi­da­de é uma daque­las pala­vras que andam de mão dadas com publi­ca­ção on-line mas que não tem uma defi­ni­ção cla­ra, os dici­o­ná­ri­os moder­nos ain­da apa­nham des­sas pala­vras tão dinâ­mi­cas, mas em essên­cia, ela nomeia a inte­ra­ção entre usuá­ri­os e recur­sos, como quan­do eu pos­so pas­sar as pági­nas de minha revis­ta inte­ra­gin­do com a tela de meu apa­re­lho, ou a inte­ra­ção pode ser de pes­soa para pes­soa, uma inte­ra­ção entre usuá­ri­os, como eles con­ver­sam a for­ma como real­men­te inte­ra­gem solu­ci­o­nan­do pro­ble­mas e com­par­ti­lhan­do infor­ma­ções, o que nos leva à…

2. Virtualidade

   Os usuá­ri­os são físi­cos e ao mes­mo tem­po não são, todas as pes­so­as que par­ti­ci­pam exis­tem (não inclui­re­mos os famo­sos fakes aqui), todos estão em sua casa e ao mes­mo tem­po par­ti­ci­pam des­te uni­ver­so para­le­lo e vir­tu­al que a publi­ca­ção on-line for­ne­ce, a vir­tu­a­li­da­de só exis­te quan­do aces­sa­da, mas ela exis­te, eu pos­so estar na minha casa, len­do uma maté­ria da Azul Maga­zi­ne e comen­tan­do ao mes­mo tem­po que uma outra pes­soa de outro esta­do tam­bém comen­ta, logo, esta­mos os dois no mes­mo lugar e em locais dife­ren­tes ao mes­mo tem­po, isso gera uma…

3. Audiência

   Eu + pes­soa de outro esta­do + deze­nas de pes­so­as esta­mos len­do uma revis­ta da Azul Maga­zi­ne ao mes­mo tem­po, isso nos tor­na a audi­ên­cia daque­la revis­ta, nós esta­mos todos lá, ven­do, tor­cen­do e len­do, pode­mos ser uma audi­ên­cia fiél, assim como acon­te­ce com diver­sos gru­pos de fãs, as deze­nas e milha­res de fan pages que exis­tem por aí são pro­va dis­so, quem nun­ca esbar­rou com um gru­po de fãs on-line? Nada mais comum do que um gru­po de dis­cus­sões sobre aque­le livro que você ado­ra nas…

MÉTRICAS

Publicação on-line métricas

4. Mídias sociais

   As famo­sas mídi­as soci­ais, reple­tas de regiões ain­da não explo­ra­das, 72% da popu­la­ção é ati­va nas mídi­as soci­ais, o que é mui­to, isso quer dizer que tudo que é dis­po­ni­bi­li­za­do na inter­net pas­sa a ser dis­po­ni­bi­li­za­do auto­ma­ti­ca­men­te para mais de 1/3 da popu­la­ção mun­di­al, e se pen­sar­mos que essa popu­la­ção é ati­va par­ti­cu­lar­men­te nas redes soci­ais, pode­mos ter um Mind-blowing event (tecla SAP) e aca­bar per­ce­ben­do que alguém do outro lado do mun­do pode aca­bar visu­a­li­zan­do aque­le seu vídeo engra­ça­di­nho com o seu pet, isso muda tudo, isso cria uma…

5. Convergência

   Todos anda­mos para a mes­ma dire­ção, órgãos públi­cos, par­ti­cu­la­res, sim­ples pes­so­as e empre­sas, todos deve­mos nos conec­tar e con­ver­gir no mun­do vir­tu­al, a deci­são deve par­tir pri­mei­ro da nos­sa cabe­ça, deve­mos pen­sar “poxa, tan­ta gen­te por aí com uma pági­na na inter­net, eu tam­bém que­ro uma, é inte­li­gen­te eu ter uma” isso quer dizer que aque­le jor­nal que você tem tan­to inte­res­se de ler deve ter inte­res­se de te acom­pa­nhar on-line, o que quer dizer tam­bém que aque­la revis­ta de papel é, na ver­da­de, mais aces­sí­vel do seu celu­lar, quer dizer que aque­la empre­sa, aque­la mes­ma que você sem­pre achou meio tra­di­ci­o­nal e qua­dra­di­nha demais tam­bém deve se conec­tar, ela deve fazer publi­ca­ções on-line, se conec­tar com a sua audi­ên­cia, a publi­ci­da­de e o mar­ke­ting já des­co­bri­ram esse mun­do digi­tal, já o ana­li­sa­ram e ava­li­a­ram dizen­do que essa tran­si­ção deve ser fei­ta pois é lucra­ti­va pois hoje nós temos uma…

6. Cultura Participatória

   As pes­so­as que­rem par­ti­ci­par, elas que­rem comen­tar, e nas publi­ca­ções on-line elas podem, qual­quer pes­soa pode ser mídia atu­al­men­te, hoje, os mai­o­res for­ma­do­res de opi­nião e os mai­o­res pro­du­to­res de con­teú­do são os blo­guei­ros, a empre­sa pas­sa a saber mui­to rápi­do a opi­nião de seu cli­en­te por­que ele mes­mo vai ofe­re­cer este feed­back (tecla SAP), e outras pes­so­as, cli­en­tes ou não, vão ver tam­bém, pois essa publi­ca­ção esta­rá on-line, dis­po­ní­veis para todos, todos que­rem par­ti­ci­par daqui­lo, as pes­so­as lêem as maté­ri­as, mar­cam seus ami­gos e os ami­gos mar­cam outros ami­gos, as pes­so­as con­fi­am nas outras, as pes­so­as con­fi­den­ci­am para outras o que cria uma…

Compartilhamento

Publicação on-line compartilhamento

7. Inteligência Coletiva

   Inte­li­gên­cia cole­ti­va é o esta­do que che­ga­mos quan­do as pes­so­as dis­po­ni­bi­li­zam seus conhe­ci­men­tos, quan­do pos­ta­mos o que sabe­mos e quan­do apren­de­mos por meio da pos­ta­gem dos outros, cri­a­mos uma inte­li­gên­cia cole­ti­va, demos luz ao mara­vi­lho­so mun­do do Goo­gle, o qual temos aces­so a todos os conhe­ci­men­tos dis­po­ní­veis, quan­do um cien­tis­ta Ale­mão aju­da um pes­qui­sa­dor aqui no Bra­sil a fina­li­zar suas dis­ser­ta­ções a rede é ali­men­ta­da de sabe­res, conhe­ci­men­tos que podem ser úteis ou não mas que infe­liz­men­te ain­da não estão dis­po­ní­veis para todos.

8. Barreiras Digitais

   As bar­rei­ras digi­tais dimi­nuí­ram, para alguns públi­cos, como os jovens por exem­plo, elas já foram até solu­ci­o­na­das, mas não desa­pa­re­ce­ram por com­ple­to, ain­da temos pes­so­as que não tem aces­so a tudo que a publi­ca­ção on-line for­ne­ce, cri­ses inter­nas do país, pro­ble­mas soci­ais e econô­mi­cos podem aca­bar difi­cul­tan­do que pes­so­as de ren­da mais bai­xa tenham aces­so à inter­net, pois elas não tem uma…

9. Interface

   Inter­fa­ce é um pon­to de con­ta­to com a rede, um dis­po­si­ti­vo pelo qual você aces­sa a rede, pode ser um celu­lar, um com­pu­ta­dor ou um tablet, é impor­tan­te que ela tenha um design satis­fa­tó­rio, algo que faça com que a pes­soa quei­ra aces­sá-la, mas o mais impor­tan­te é que ela te dê aces­so ao…

10. Ciberespaço

   Um lugar vir­tu­al, se o Bra­sil é um país onde moram os bra­si­lei­ros o cibe­res­pa­ço seria o país fic­tí­cio onde moram todos aque­le que nave­gam pela inter­net, as mídi­as digi­tais, soci­ais e a publi­ca­ção on-line ficam todas dis­po­ní­veis nes­te lin­do mun­do novo que con­fe­re uma…

11. Ubiquidade

   Esta pala­vra feia des­cre­ve aqui­lo que esta em todos os luga­res ao mes­mo tem­po, ima­gi­ne, por exem­plo, a dis­tri­bui­ção de revis­tas reais, todas elas devem ser impres­sas, empa­co­ta­das, e dis­tri­buí­das manu­al­men­te, em alguns locais, de mais difí­cil alcan­ce, a revis­ta che­ga­rá mais tar­de do que che­ga­ria naque­le lugar que fica logo do lado da grá­fi­ca, enquan­to a revis­ta on-line che­ga ao mes­mo tem­po para todos e com menos esfor­ço e cus­to, aque­la publi­ca­ção on-line que você está len­do no Bra­sil tam­bém pode estar sen­do lida ao mes­mo ins­tan­te na Áfri­ca do Sul, pois ela está em todos os luga­res pois está conec­ta­da em rede, uma rede que nem sem­pre tem uma…

12. Segurança

   Tudo está em todos os luga­res ao mes­mo tem­po, inclu­si­ve os assal­tan­tes que no caso da inter­net, são nome­a­dos de Hac­kers (sai­ba mais), mas a inter­net pos­sui uma Inte­li­gên­cia cole­ti­va, logo, os Hac­kers tem aces­so a TODAS as infor­ma­ções que joga­mos na rede, e eu digo abso­lu­ta­men­te tudo, tan­to aqui­lo que já foi pos­ta­do quan­to aque­la foti­nho que você tem guar­da­do no seu celu­lar e tudo isso uma velo­ci­da­de impres­si­o­nan­te, tão impres­si­o­nan­te que…

SEGURANÇA

Publicação on-line segurança

13. Velocidade

   Se tor­nou uma pala­vra qua­se pró­pria da inter­net, as vezes nós nem ao menos nota­mos o quão rapi­da­men­te a inter­net fun­ci­o­na, nos ilu­di­mos quan­do pen­sa­mos que ela está len­ta e nos esque­ce­mos que já hou­ve uma épo­ca em que tínha­mos que espe­rar uma pom­ba pou­sar em nos­sa jane­la para poder­mos ler as mais novas notí­ci­as que já esta­vam desa­tu­a­li­za­das, mas isso tudo for­ma a…

14. Web 2.0

   Che­gam as redes soci­ais, a publi­ca­ção on-line e de repen­te, esta­mos em uma nova era da infor­má­ti­ca, a web 2.0 come­ça no exa­to momen­to em que a inter­net se tor­na inte­ra­ti­va e par­ti­ci­pa­ti­va.

15. Conectividade

   95,4 milhões de bra­si­lei­ros estão conec­ta­dos na inter­net, esta­mos todos conec­ta­dos: todos estes ter­mos reve­lam uma noção de cone­xão, esta­mos on-line, esta­mos jun­tos, para o bem ou para o mau.

Publicação on-line conectividade

AS PESSOAS ESTÃO CONECTADAS O TEMPO TODO E ESTÃO EM BUSCA DE INFORMAÇÕES DE QUALIDADEPOR ISSO FAZER PUBLICAÇÕES ON-LINE DE REVISTAS, JORNAIS, CATÁLOGOS, BLOGS ETCAJUDAM A LEVAR SEU RICO CONTEÚDO AOS SEUS ATUAIS E FUTUROS LEITORESPOR ISSO TRANSFORME SUAS PUBLICAÇÕES IMPRESSAS EM PUBLICAÇÕES ON-LINE COM A RDOSUA SOLUÇÃO EM PUBLICAÇÃO ON-LINE.

1 comentário

Comentários estão bloqueados.