PUBLICAÇÃO ON-LINE – CARACTERÍSTICAS E VANTAGENS

POR RAFAEL ALMEIDA

Saiba porque a publicação on-line é mais vantajosa do que as publicações off-line

No princípio dos tempos modernos surgiu a publicação on-line, mas ela não surgiu do nada, quando o mundo ainda usava cavalos de verdade como força locomotora existiam os telégrafos, e você, nascido no séc. 19, deve saber que as mensagens de telégrafo chegavam por uma linha de trem, logo, elas literalmente chegavam “pela linha” no inglês fluente, on-line. É claro que os tempos mudaram, os telégrafos e as linhas de trem saíram dando espaço para máquinas modernas como os celulares, tablets, computadores, a publicação on-line nasce neste meio, uma forma de publicação diferente e própria do séc.21

Publicação, como definido pelo dicionário é tornar algo acessível, on-line, como os dicionários ainda tentam definir, é um estado de conectividade, logo, nada descreve mais o séc. XXI como o termo publicação on-line. Passamos pelos tempos das cavernas, pela idade média e agora pelo ápice da modernidade evoluindo em questão de termos, você pode ter dormido pelas últimas décadas e acabou perdendo as mais novas palavras que enchem os nossos dicionários, mas não se preocupe, estamos aqui para resolver este problema, explicaremos os 15 conceitos que você não pode deixar de conhecer ainda neste século.

EVOLUÇÃO DA

COMUNICAÇÃO

Vamos começar do começo, definiremos o que é algo digital e o que se caracteriza por ser on-line, digital é um adjetivo, vindo do termo digito, algo numérico, um conjunto de informações que não necessariamente são palavras, mas sim códigos, usados para caracterizar qualquer coisa que está relacionada com dispositivos eletrônicos, portanto, caso você tenha uma revista baixada em PDF essa amada revista se torna uma publicação digital, on-line por outro lado, define algo que está na rede chamada de world wide web (WWW), a famosa internet, logo, para se usar algo on-line você precisa de uma conexão com a internet, enquanto algo digital esta disponível a qualquer momento mas pesará na memória do seu aparelho, ambos tem prós e contras mas a publicação on-line oferece uma dinâmica diferente, o on-line vai promover mais interatividade do que a alternativa, você pode ler o seu livro e no mesmo instante participar de uma comunidade que comenta sobre ele, o que torna interatividade o nosso primeiro ponto de discussão.

Isso caracteriza as plataformas, como por exemplo, os Blogs que tiveram um Boom nesses últimos anos, o blog começou como uma versão mais pessoal dos sites, se fossemos comparar, o site seria o livro e o blog seria um diário pessoal, mas o blog como tantos outros também mudou, hoje empresas podem ter blogs onde promovem uma relação mais pessoal com os seus clientes, se aproximam de seus públicos, assim como as revistas on-line e os jornais on-line, itens de papel que passam para uma plataforma mais dinâmica, o qual o público pode se encontrar.

CARACTERÍSTICAS DA PUBLICAÇÃO DIGITAL

1

INTERATIVIDADE

2

VIRTUALIDADE

3

AUDIÊNCIA

4

MÍDIAS SOCIAIS

5

CONVERGÊNCIA

6

CULTURA PARTICIPATIVA

7

INTELIGÊNCIA COLETIVA

8

BARREIRAS DIGITAIS

9

INTERFACE

10

CIBERESPAÇO

11

UBIQUIDADE

12

SEGURANÇA

13

VELOCIDADE

14

WEB 2.0

15

CONNECTIVIDADE

CONHEÇA A PLATAFORMA RDO

1. Interatividade

Interatividade é uma daquelas palavras que andam de mão dadas com publicação on-line mas que não tem uma definição clara, os dicionários modernos ainda apanham dessas palavras tão dinâmicas, mas em essência, ela nomeia a interação entre usuários e recursos, como quando eu posso passar as páginas de minha revista interagindo com a tela de meu aparelho, ou a interação pode ser de pessoa para pessoa, uma interação entre usuários, como eles conversam a forma como realmente interagem solucionando problemas e compartilhando informações, o que nos leva à…

2. Virtualidade

Os usuários são físicos e ao mesmo tempo não são, todas as pessoas que participam existem (não incluiremos os famosos fakes aqui), todos estão em sua casa e ao mesmo tempo participam deste universo paralelo e virtual que a publicação on-line fornece, a virtualidade só existe quando acessada, mas ela existe, eu posso estar na minha casa, lendo uma matéria da Azul Magazine e comentando ao mesmo tempo que uma outra pessoa de outro estado também comenta, logo, estamos os dois no mesmo lugar e em locais diferentes ao mesmo tempo, isso gera uma…

3. Audiência

Eu + pessoa de outro estado + dezenas de pessoas estamos lendo uma revista da Consumidor Moderno ao mesmo tempo, isso nos torna a audiência daquela revista, nós estamos todos lá, vendo, torcendo e lendo, podemos ser uma audiência fiel, assim como acontece com diversos grupos de fãs, as dezenas e milhares de fan pages que existem por aí são prova disso, quem nunca esbarrou com um grupo de fãs on-line? Nada mais comum do que um grupo de discussões sobre aquele livro que você adora nas…

MÉTRICAS

4. Mídias sociais

As famosas mídias sociais, repletas de regiões ainda não exploradas, 72% da população é ativa nas mídias sociais, o que é muito, isso quer dizer que tudo que é disponibilizado na internet passa a ser disponibilizado automaticamente para mais de 1/3 da população mundial, e se pensarmos que essa população é ativa particularmente nas redes sociais, podemos ter um Mind-blowing event (tecla SAP) e acabar percebendo que alguém do outro lado do mundo pode acabar visualizando aquele seu vídeo engraçadinho com o seu pet, isso muda tudo, isso cria uma…

5. Convergência

Todos andamos para a mesma direção, órgãos públicos, particulares, simples pessoas e empresas, todos devemos nos conectar e convergir no mundo virtual, a decisão deve partir primeiro da nossa cabeça, devemos pensar “poxa, tanta gente por aí com uma página na internet, eu também quero uma, é inteligente eu ter uma” isso quer dizer que aquele jornal que você tem tanto interesse de ler deve ter interesse de te acompanhar on-line, o que quer dizer também que aquela revista de papel é, na verdade, mais acessível do seu celular, quer dizer que aquela empresa, aquela mesma que você sempre achou meio tradicional e quadradinha demais também deve se conectar, ela deve fazer publicações on-line, se conectar com a sua audiência, a publicidade e o marketing já descobriram esse mundo digital, já o analisaram e avaliaram dizendo que essa transição deve ser feita pois é lucrativa pois hoje nós temos uma…

6. Cultura Participativa

As pessoas querem participar, elas querem comentar, e nas publicações on-line elas podem, qualquer pessoa pode ser mídia atualmente, hoje, os maiores formadores de opinião e os maiores produtores de conteúdo são os blogueiros, a empresa passa a saber muito rápido a opinião de seu cliente porque ele mesmo vai oferecer este feedback (tecla SAP), e outras pessoas, clientes ou não, vão ver também, pois essa publicação estará on-line, disponíveis para todos, todos querem participar daquilo, as pessoas lêem as matérias, marcam seus amigos e os amigos marcam outros amigos, as pessoas confiam nas outras, as pessoas confidenciam para outras o que cria uma…

COMPARTILHAMENTO

7. Inteligência Coletiva

Inteligência coletiva é o estado que chegamos quando as pessoas disponibilizam seus conhecimentos, quando postamos o que sabemos e quando aprendemos por meio da postagem dos outros, criamos uma inteligência coletiva, demos luz ao maravilhoso mundo do Google, o qual temos acesso a todos os conhecimentos disponíveis, quando um cientista Alemão ajuda um pesquisador aqui no Brasil a finalizar suas dissertações a rede é alimentada de saberes, conhecimentos que podem ser úteis ou não mas que infelizmente ainda não estão disponíveis para todos.

8. Barreiras Digitais

As barreiras digitais diminuíram, para alguns públicos, como os jovens por exemplo, elas já foram até solucionadas, mas não desapareceram por completo, ainda temos pessoas que não tem acesso a tudo que a publicação on-line fornece, crises internas do país, problemas sociais e econômicos podem acabar dificultando que pessoas de renda mais baixa tenham acesso à internet, pois elas não tem uma…

9. Interface

Interface é um ponto de contato com a rede, um dispositivo pelo qual você acessa a rede, pode ser um celular, um computador ou um tablet, é importante que ela tenha um design satisfatório, algo que faça com que a pessoa queira acessá-la, mas o mais importante é que ela te dê acesso ao…

10. Ciberespaço

Um lugar virtual, se o Brasil é um país onde moram os brasileiros o ciberespaço seria o país fictício onde moram todos aquele que navegam pela internet, as mídias digitais, sociais e a publicação on-line ficam todas disponíveis neste lindo mundo novo que confere uma…

11. Ubiquidade

Esta palavra feia descreve aquilo que esta em todos os lugares ao mesmo tempo, imagine, por exemplo, a distribuição de revistas reais, todas elas devem ser impressas, empacotadas, e distribuídas manualmente, em alguns locais, de mais difícil alcance, a revista chegará mais tarde do que chegaria naquele lugar que fica logo do lado da gráfica, enquanto a revista on-line chega ao mesmo tempo para todos e com menos esforço e custo, aquela publicação on-line que você está lendo no Brasil também pode estar sendo lida ao mesmo instante na África do Sul, pois ela está em todos os lugares pois está conectada em rede, uma rede que nem sempre tem uma…

12. Segurança

Tudo está em todos os lugares ao mesmo tempo, inclusive os assaltantes que no caso da internet, são nomeados de Hackers (saiba mais), mas a internet possui uma Inteligência coletiva, logo, os Hackers tem acesso a TODAS as informações que jogamos na rede, e eu digo absolutamente tudo, tanto aquilo que já foi postado quanto aquela fotinho que você tem guardado no seu celular e tudo isso uma velocidade impressionante, tão impressionante que…

SEGURANÇA

13. Velocidade

Se tornou uma palavra quase própria da internet, as vezes nós nem ao menos notamos o quão rapidamente a internet funciona, nos iludimos quando pensamos que ela está lenta e nos esquecemos que já houve uma época em que tínhamos que esperar uma pomba pousar em nossa janela para podermos ler as mais novas notícias que já estavam desatualizadas, mas isso tudo forma a…

14. Web 2.0

Chegam as redes sociais, a publicação on-line e de repente, estamos em uma nova era da informática, a web 2.0 começa no exato momento em que a internet se torna interativa e participativa.

15. Conectividade

95,4 milhões de brasileiros estão conectados na internet, estamos todos conectados: todos estes termos revelam uma noção de conexão, estamos on-line, estamos juntos, para o bem ou para o mau.

AS PESSOAS ESTÃO CONECTADAS O TEMPO TODO E ESTÃO EM BUSCA DE INFORMAÇÕES DE QUALIDADE, POR ISSO FAZER PUBLICAÇÕES ON-LINE DE REVISTAS, JORNAIS, CATÁLOGOS, BLOGS ETC, AJUDAM A LEVAR SEU RICO CONTEÚDO AOS SEUS ATUAIS E FUTUROS LEITORES. POR ISSO TRANSFORME SUAS PUBLICAÇÕES IMPRESSAS EM PUBLICAÇÕES ON-LINE COM A RDO — SUA SOLUÇÃO EM PUBLICAÇÃO ON-LINE.

Rolar para cima
Open chat