Publicação Digital: o que é e como fazer?

Faça a diferença no seu negócio e inove com ferramentas de publicação digital on-line

Plataforma de Publicação digital

Muito mais do que um arquivo on-line, a publicação digital proporciona a possibilidade da leitura de jornais e revistas por meio da internet, em diversos tipos de aplicativos e por meio de design responsivo.

 

Podemos encontrar a publicação digital em forma de jornais on-line, revistas digitais, blogs, portais de notícias etc. Hoje, com ferramentas de publicações como os famosos CMS (Sistema de gerenciamento de conteúdo) é possível fazer publicação digital de forma mais rápida e barata.

O que é publicação digital?

Publicação digital (muitas vezes referida como publicação on-line ou e-publicação), é a publicação de conteúdos (geralmente de mídia) na web ou em suportes eletrônicos de revistas, e-books, white papers, relatórios ou qualquer forma de conteúdo que normalmente é de formato longo.

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Em resumo, uma publicação digital é uma forma de disponibilizar conteúdos (livros, artigos, revistas, jornais, portais de notícias, blogs etc). Vivemos em um momento no qual praticidade é muito importante. Sendo assim, os conteúdos on-line ganharam um espaço enorme em nosso cotidiano.

 

O peso que antes era carregado em mochilas, hoje conseguimos visualizar em relógios digitais. E isso tem muitos lados positivos.

Como fazer publicação digital?

Quando você pensa em publicação digital, qual é a primeira coisa que provavelmente você pensa? Pode ser que você pense em um blog ou um e-book. Porém existem diversas formas que a mídia digital e a publicação digital podem assumir.


E como isso funciona? Bom, depois que o conteúdo é criado, ele pode ser publicado em plataformas de publicação digital on-line ou pode ser publicado (como uma revista em PDF – Portable Document Format) em plataforma de publicação digital em formato FlipHTML5.


Em seguida, ele é disponibilizado para o público na internet ou em aplicativos (que encontram esse conteúdo por meio de redes sociais digitais, anúncios ou até mesmo plataformas de busca). 

O ideal é pensar em formatos responsivos, que se adaptem a diversos aparelhos como tablets, computadores e smartphones ao mesmo tempo. Pensando mercadologicamente, os editores digitais criam conteúdo e o distribuem on-line para:

  • Entregar mídia ao público por meio de dispositivos digitais;
  • Alcançar um público mais amplo (incluindo públicos móveis e globais);
  • Economizar tempo e, claro, dinheiro (muito importante para qualquer negócio);
  • Analisar os visitantes do site e otimizar o conteúdo de acordo;
  • Coletar dados de pesquisa de mercado;

Porque devo investir em publicação digital?

A Publicação Digital veio para ficar. Os motivos são os mais diversos, mas é bom frisar que a publicação digital democratiza a forma de publicar conteúdos na internet, seja ela por meio de plataformas pagas ou gratuitas.

Outra questão importante é que se você fizer um bom trabalho de publicação digital, promovendo seus conteúdos é possível passar até os grandes.


Vejamos agora algumas questões por que você deve investir em publicação digital:

  • publicar conteúdos por meio da publicação digital é mais barato do que publicar em mídia impressa;
  • é possível ganhar presença digital se você souber usar uma boa plataforma e conteúdos otimizados;
  • as plataformas estão cada vez mais acessível e é possível publicar em plataformas gratuitas de publicação digital;
  • as pessoas estão na internet, sendo assim, seu conteúdo pode chegar nas mãos dos seus clientes ou leitores por meio dos buscadores;
  • a publicação digital absorve várias áreas da comunicação, como o jornalistas, publicitários, relações públicas etc;
  • se você não é da área de comunicação não se preocupe, é possível fazer publicações digitais mesmo você sendo leigo;
  • é possível fazer plataformas de revistas, portais de notícias, blogs, marketing de conteúdo etc.

Viu quantas possibilidades temos quando o assunto é publicação digital? Veja qual área você se encaixa e coloque sua publicação digital no ar e engaje seus clientes e leitores.

Como surgiu a primeira publicação digital?

No começo do século XXI, quando ainda existiam apenas jornais e revistas impressas, além do rádio e da mídia televisiva, alguém teve a ideia de replicar tudo o que era publicado offline, para o on-line


Mais precisamente, a publicação digital começou em 1971, quando o Project Gutenberg foi lançado com a digitalização da Declaração de Independência dos Estados Unidos. Desde então, cresceu muito e evoluiu para uma força que assumiu a publicação convencional, abrangendo livros, música, vídeo, áudio, notícias, video games, aplicativos móveis e muito mais.

 

De acordo com o Statista, 4,66 bilhões de pessoas eram usuários ativos da Internet em outubro de 2020, abrangendo 59% da população global. Além disso, as inovações e mudanças tecnológicas digitais criaram circunstâncias favoráveis ​​para a melhoria da publicação on-line, incluindo a possibilidade de diversificar os fluxos de conteúdo e fontes de receita.

 

Falando sobre o Brasil, desde que as publicações digitais começaram no mundo, existiu, e ainda existe por aqui, uma constante evolução on-line. O que significa que é impossível negar a importância das publicações digitais atualmente.

 

De acordo com a Agência Brasil, uma pesquisa “promovida pelo Comitê Gestor da Internet do Brasil”, afirmou que, em 2020, nosso país “chegou a 152 milhões de usuários – um aumento de 7% em relação a 2019. Com isso, 81% da população com mais de 10 anos têm internet em casa”.

 

Então, as publicações digitais foram um divisor de águas para as publicações jornalísticas e não jornalísticas que circulam na internet hoje e que temos acesso simplesmente na palma das nossas mãos.

Como surgiu a primeira publicação digital?

A mídia impressa está acabando? Na última década, as publicações impressas perderam páginas à medida que a receita de publicidade impressa diminuía e a entrega de notícias se tornava cada vez mais digitalizada. Sem contar a pressa das pessoas que faz com que o tempo de leitura diminua muito.


Conforme as novas gerações se acostumam com a tecnologia digital, as publicações eletrônicas e na internet estão substituindo rapidamente a mídia impressa tradicional. E não tem mais volta.


Jornais tradicionais e editoras de revistas impressas, por exemplo, não oferecem o imediatismo que as novas gerações esperam. As fontes de notícias digitais fornecem informações mais rapidamente, permitindo que as pessoas leiam as notícias de última hora à medida que acontecem.


É o famoso 24×7: 24 horas por dia, 7 dias por semana, somos bombardeados por publicações digitais. Para as editoras acostumadas com a mídia impressa, o declínio da publicação tradicional – e o subsequente aumento da mídia digital – é um grande ajuste.


No entanto, existem muitas vantagens na publicação digital. As informações são instantâneas e você consegue receber tudo onde estiver e independentemente do dispositivo que preferir utilizar. Além disso:

De acordo com o State of Digital Publishing, em 2020, 81% das empresas previam que 46% de seus negócios dependiam do marketing de conteúdo visual. Além disso, segundo o TechCrunch, a criação e o consumo de conteúdo visual aumentaram 842% desde o início de 2016.


O conteúdo visual faz com que os leitores fiquem presos por um maior período de tempo em um site ou canal. Além disso, publicações digitais, com fotos, vídeos, músicas, animações, envolvem o público motivam-no a comprar.

Por que migrar os conteúdos impressos para a publicação digital?

Simples: porque não é uma escolha, é uma necessidade! Ainda mais que depois da pandemia, quando tudo o que não era ou não quis entrar para o on-line, sumiu.


O Café com Review fez uma publicação sobre isso. As empresas brasileiras fizeram grandes investimentos para se adaptar a essa nova realidade e atender a seus clientes mesmo com todas as restrições impostas pela Covid-19”. 

 

“Um estudo da Dell, realizado ao final de 2020, indicou que 87,5% das empresas no Brasil iniciaram ou aceleraram projetos de transformação digital durante a pandemia”, pontuou o Café com Review. 

 

O portal ainda citou uma pesquisa recente do Gartner, que mostra que “quase três quartos dos líderes de Data & Analytics estão envolvidos ou liderando nas iniciativas de transformação digital de suas organizações”.

Plataformas de publicação digital

Existem diversas plataformas disponíveis para publicações digitais, já que, como mencionamos anteriormente, é quase impossível ter um negócio sem pensar na internet. 


Entre as plataformas de publicação digital encontradas no mercado, podemos indicar a RDO Mídia. A RDO (Revista Digital On-line) é uma plataforma de publicação digital. Ela foi criada por um time de profissionais capacitados e com amplo know-how, prontos para te ajudarem em caso de dúvidas.


O que posso afirmar de antemão é que, com a plataforma RDO Mídia, você pode publicar revistas digitais, portais de notícias, revistas digitais e portal de notícias juntos (em uma única plataforma).

O que a RDO Mídia faz? 

Eles criaram a plataforma para você, seja ela uma revista digital on-line, um portal de notícias, um blog, revistas digitais em formatos PDFs etc. Quando você contrata uma das soluções de publicações digitais da RDO Mídia, você pegará a plataforma pronta para uso, toda a dor de cabeça com o desenvolvimento fica por conta deles.


Além da entrega da plataforma de publicação digital que a RDO Mídia entrega, ela também cuida de sua publicação. Ele cuida da hospedagem, atualizações, reparos, manutenção etc.


As publicações dos seus conteúdos podem ser empacotados também em forma de aplicativo nativo personalizado, sejam eles para as versões Android (Google) e IOS (Apple), tanto para tablets quanto para smartphones


Com a RDO Mídia, você pode contratar uma plataforma de publicação digital pronta, ou pode fazer projetos totalmente personalizados. 


Por fim, além de amplo acesso aos seus conteúdos, fica mais fácil mensurar os resultados por meio de ferramentas como o Google Analytics. Com ele é possível mensurar o tempo que a pessoa está lendo a publicação, de qual canal, veículo de busca ou site ela veio, entre outras métricas.

Quais são os principais formatos de publicações digitais?

Se você ainda tem dúvidas, listamos diversos formatos para você escolher quando quiser pensar em colocar em prática a ideia das publicações digitais. Dá uma olhada:

- Revista Digital on-line

Você pode, por exemplo, transformar sua revista impressa em revista on-line de forma mais rápida e barata em relação ao mesmo produto impresso.

- Portal de notícia

Assim, é possível publicar suas notícias de forma fácil, rápida e sem complicação. O melhor dos mundos para quem quer entretenimento e conhecimento com agilidade;

- Revista + Portal

Com o mundo on-line, a RDO Mídia desenvolveu uma plataforma e um portal especialmente feito para você. Conheça mais clicando aqui.

- Blog profissional

Se você quer ter o seu trabalho divulgado na internet com um portfólio bem feito, esse é o formato para você! Tenha um Blog Profissional feito com a mais nova tecnologia do mercado e conquiste leitores ao redor do mundo;

- Publicação em FlipHTML5

Migre de um simples PDF para um modelo interativo com adição de multimídias (com vídeos, fotos, áudios, GIFs). Tudo de bom, né?

- Content marketing

Com esse formato, você captura leads (ou seja, consegue emails e contatos para possíveis vendas) por meio de seus e-books online de forma individual e/ou coletiva;

- Publicação UPUB

Epub significa Electronic Publication (Publicação Eletrônica) e nasce como proposta de ser um “livro digital”. Muito legal, acessível e sem gasto de papel;

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Onde posso fazer publicação digital?

Para criar qualquer conteúdo em forma de publicação digital, primeiro é necessário pensar em qual plataforma você irá publicar. Além de focar no público e no tema, claro!


Desse modo, listamos aqui alguns formatos de conteúdos digitais para te guiar nesse caminho criativo. Dá uma olhada:

- Revista Digital

Ideal para aqueles que buscam surpreender seu público e/ou seus clientes, as revistas criam suas versões digitalizadas a fim de facilitar a leitura. 

É praticamente impossível pensar em conteúdos físicos sem seus paralelos digitais, que podem ser acessados com facilidade e rapidez. As revistas digitais on-lines surgem como soluções para quem quer essa migração.


Pensando especificamente nas revistas digitais, podemos concluir que elas funcionam muito para quem costuma se atualizar nas notícias pelo celular, tablet ou computador. Ainda mais no home office ou modelo híbrido, no qual precisamos ligar o computador para nos conectarmos. 


Com a RDO Mídia, você transforma qualquer conteúdo de uma publicação em forma de revista digital. A RDO – Revista Digital on-line é uma plataforma de publicação digital. 


Com a plataforma RDO é possível publicar revistas digitais para computadores, tablets e smartphones. 
As revistas digitais publicadas na plataforma RDO têm um diferencial incrível em relação aos seus concorrentes (Adobe DPS – Digital Publishing Suite, Magtab e Twixel – EPYX e Issuu), eles são acessados e encontrados na internet por meio de buscas orgânicas.

 
A plataforma RDO trabalha com a tecnologia design responsivo, ou seja, todo o conteúdo inserido na RDO se adapta automaticamente para quaisquer dispositivos.

Além disso, temos outras vantagens:

– A RDO além de ser uma plataforma de revista digital é também uma ferramenta de Marketing Digital, já que aqui é possível trabalhar as inúmeras técnicas de SEO – Search Engine Optimization;

– Os usuários da RDO recebem todo o apoio, pois assistem vários vídeos aulas para explorar todos os recursos da plataforma;

– As revistas digitais publicadas na RDO podem ser acessadas pela internet.

- Blog

Um blog nada mais é do que um site no qual é possível publicar diversos conteúdos. Entre eles, artigos,notícias e fotos, etc.


Essas publicações normalmente são chamadas de posts, ou matérias on-line e compõem a estratégia de marketing digital de qualquer empresa que quer entrar no mundo digital. Por isso, o blog é uma ferramenta bem relevante quando tratamos de publicações digitais. 


Para ter um blog, é necessário contratar um serviço que hospede seu site. Depois, criar uma URL amigável para ele. Por exemplo: se o seu negócio é sobre roupas femininas, não adiantaria ter um registro de domínio que não remeta ao segmento! 


Eis então que surge o web design, que dá “a carinha bonita” ao seu conteúdo. Sim, é bem complexo e devemos ter em mente que um trabalho produzido por profissionais surte muito mais efeito do que algo feito no improviso, sem respaldo técnico. 


Alavancar vendas por meio de blogs é uma realidade. Leve sempre em consideração, porém, que uma equipe com know-how e amplo conhecimento produz conteúdo de qualidade para o seu negócio. 

- Portal de notícia

Eu ouvi “jornal, revista e conteúdo on-line juntos”? Sim! Ouviu certo. Se você busca se informar on-line, precisa conhecer a RDO! Atuamos como uma plataforma de revista digital em conjunto com um portal de notícias. 


Somos o que você procura, pois temos soluções tecnológicas de ponta, desenvolvidas pensando em você. Aqui, há uma plataforma que te ajuda na publicação de notícias.


Sejam notícias em jornais, revistas, blogs ou qualquer tipo de plataforma que se adeque ao seu negócio. Clique aqui e nos conheça melhor.

- Revista em PDF

Uma revista digital feita com base em um PDF pode ser colocada em uma plataforma, como o FlipHTML5 ou até ser feita tendo como base um arquivo original do PDF.


De acordo a 31ª Pesquisa Anual do FGVcia, de 2020, o Brasil tem 424 milhões de dispositivos digitais em uso. 

O portal diz que: “o Centro de Tecnologia de Informação Aplicada (FGVcia) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP) revela que há 424 milhões de dispositivos digitais – computador, notebook, tablet e smartphone -, em uso no Brasil”.


Se você ainda tem dúvidas sobre qual escolher, a pesquisa reforça o crescente uso de smatphones por brasileiros. Em relação à quantidade de smartphone, a pesquisa aponta que “permanece com mais de 1 por habitante em uso no Brasil”. 


Sendo assim, “ao todo, são 234 milhões de celulares inteligentes (smartphones). Ao adicionar notebooks e tablets, são 342 milhões de dispositivos portáteis em junho 2020, ou seja, 1,6 dispositivo portátil por habitante.” 


Tendo em vista esse dado, por mais que esse modelo seja facilmente publicável, é difícil encontrá-lo por meio de ferramentas de busca como o Google. Isso dificulta o usuário, que muitas vezes não vai consumir o conteúdo pelo computador, mas sim por dispositivos como smartphones, os quais são muito utilizados em nosso país.

Publicação digital X Publicação On-line: semelhanças e diferenças

A publicação on-line é aquela ligada à rede. Ou seja, que está em blogs, sites ou veículos de mídia publicitária, nos quais há espaço para anúncios que podem promover serviços ou conteúdos. Lá podem haver:

  • Links patrocinados (que utilizam plataformas como Google Adwords ou Yahoo Search Marketing);
  • Vídeos (como vídeos do Youtube, Instagram story ou Tiktok);
  • Banners (que podem ser interativos ou não).

Por sua vez, a publicação digital caracteriza-se por ter canais de publicações digitais interativos ou pode apresentar sua comunicação por canais como televisões de consultórios, elevadores, displays de led, painéis de mercados, entre outros.

A publicação digital precisa de aplicativo?

Não, nem sempre. E isso é uma pena. Os apps podem ser muito úteis para quem quer criar publicações digitais periodicamente, fidelizando os clientes e conseguindo métricas facilmente.


Apps para sistemas iOS e Android foram criados para melhorar a experiência do usuário, tão importante atualmente. Por isso, na RDO Mídia, há a possibilidade de adaptar os conteúdos para aplicativos digitais. 


Publique, compartilhe, monitore e monetize todas as publicações digitais, sejam elas revistas digitais, catálogos, PDFs, folhetos, blogs, boletins informativos, portais de notícia, com a RDO Mídia!

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Espero que você tenha gostado deste artigo. Se gostou faça um comentário e compartilhe em suas redes sociais e com amigos. Grande abraço e até o próximo conteúdo.

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