PRODUÇÃO DA REVISTA DIGITAL – FORMAS E PROCESSOS

POR ADRIANO RODRIGUES

Atualmente, para se produzir revista digital para dispositivos móveis (tablets e smartphones) existem dois caminhos: o primeiro é por meio de desenvolvimento próprio, com o uso de programação de computador, utilizando linguagem HTML5CSS, JavaScript etc. O segundo é por meio de plataformas digitais, onde todo processo de programação e produção já estão automatizados.

No primeiro caso, a produção da revista digital e dá com a ajuda de programadores e designers especializados em produção editorial. A vantagem é que neste caso, se a equipe que produzirá esta revista estiver pronta e for expert no assunto,  o projeto pode ser feito de forma livre, com poucas limitações tecnológicas, mas se a escolha for por praticidade e o não envolvimento de programadores, pode-se usar o modelo de plataforma de publicações digitais.

No segundo caso, o processo de produção começa com a utilização de softwares diagramadores como o Indesign e o QuarkXpress por exemplo. Após a produção, a equipe envolvida no projeto, coloca no ar a publicação digital via plataforma.   A grande ideia das empresas que fabricaram os softwares que citamos foi desenvolver plataformas que utilizam os arquivos gerados por esses programas, facilitando, assim, a vida dos diagramadores e arte-finalistas. Mas, para obter um nível de interatividade interessante, é preciso que as pessoas envolvidas com a produção da revista digital aprendam a usar a plataforma.

Se a escolha for pelo segundo caso, o mercado está repleto de modelos de plataformas de publicações digitais, desde as mais completas até as mais simples, tecnologicamente falando. Podemos citar várias plataformas, como por exemplo a Twixl Publisher, a Digital Publishing 2.0 da Quark Inc., a Adobe DPS — Digital Publishing Suite e as nacionais Keep Digital e a Magtab.

Rolar para cima