O bom jornalismo pode obter resultados com revista digital

Jornalismo x Era digital

O jor­na­lis­mo pode obter resul­ta­dos com revis­ta digi­tal? Um dia li uma maté­ria do Obser­va­tó­rio da Impren­sa sobre o jor­na­lis­mo inde­pen­den­te. Lem­bro que nela há men­ção ao comu­ni­ca­dor fran­cês Jean-Fran­çois Fogel¹. Este crê que, em um mun­do mui­to conec­ta­do como o nos­so, é jor­na­lis­ta quem o públi­co deci­dir que é.

Fazer revista online

Ima­gem: O Glo­bo

   São mui­tas as notí­ci­as sobre o fim do jor­nal, do rádio ou da revis­ta impres­sa. É óbvio que ao saber, por exem­plo, sobre a Edi­to­ra Abril fechar mais uma revis­ta e demi­tir doze jor­na­lis­tas (veja mais aqui), nin­guém pen­sa­rá que em uma era digi­tal, o jor­na­lis­mo con­ti­nu­a­rá enrai­za­do em mol­des anti­gos, então sim, o jor­na­lis­mo pode obter resul­ta­dos com revis­ta digi­tal — aliás, deve!

   Afi­nal, é assim com qual­quer pro­fis­são e quan­do há um exí­mio pro­fis­si­o­nal, não é? E real­men­te deve ser! A área da comu­ni­ca­ção é tão ampla quan­to a medi­ci­na. Fazen­do um para­le­lo entre ambas: o médi­co de hoje ain­da dei­xa de uti­li­zar luvas? E o pro­fes­sor, será que não usa a lou­sa inte­ra­ti­va? Pen­san­do em um den­tis­ta, faz o uso do foto­po­li­me­ri­za­dor ou con­ti­nua ape­nas no pro­ces­so quí­mi­co?

   Bom, o autor do tex­to cita­do a cima é Cley­ton Car­los Tor­res², jor­na­lis­ta, blo­guei­ro e edi­tor do Mídia8! Mais do que nin­guém, ele sabe quan­to as pla­ta­for­mas fei­tas espe­ci­al­men­te para web ganha­ram espa­ço e só ten­dem a con­ti­nu­ar em um pro­ces­so con­tí­nuo de cres­ci­men­to. Sen­do assim, é cla­ro que o jor­na­lis­mo pode obter resul­ta­dos com revis­ta digi­tal e com diver­sas pla­ta­for­mas pen­sa­das para o novo lei­tor!

Sim, o novo jornalismo pode obter resultados com Revista Digital Online - RDO!

   Já fize­mos diver­sos posts (olhem a tec­no­lo­gia se sobres­sain­do nova­men­te: hoje, você sabe mui­to ao ler pla­ta­for­mas na web) sobre as van­ta­gens da nos­sa Revis­ta Digi­tal Onli­ne.

   Seguin­do a linha de raci­o­cí­nio de adap­tar o comu­ni­ca­dor à nova mídia digi­tal, o jor­na­lis­mo pode obter resul­ta­dos com revis­ta digi­tal e estes con­se­gui­rão ser ain­da mais sig­ni­fi­ca­ti­vos. A RDO está ali­nha­da com o Goo­gle Analy­tics e, des­se modo, é pos­sí­vel saber o núme­ro de aces­sos à cada publi­ca­ção. Além dis­so, quem lê con­se­gue com­par­ti­lhar o con­teú­do com ami­gos, paren­tes ou até cole­gas de tra­ba­lho e isso só enri­que­ce o con­teú­do da revis­ta. É impor­tan­te lem­brar que em nos­sa Revis­ta Digi­tal Onli­ne não há limi­te de pági­nas por­que. Pode­mos inse­rir víde­os, light­box, áudi­os, fer­ra­me­tas impen­sá­veis no mun­do físi­co.

   Estes e outros bene­fí­ci­os nos levam a afir­mar que sim, é cada vez mais cla­ro que o jor­na­lis­mo pre­ci­sa se adap­tar ao con­tex­to atu­al por­que o homem con­tem­po­râ­neo é insa­ciá­vel e con­ti­nua em bus­ca de con­teú­do de qua­li­da­de.

 

   ¹ Bio­gra­fia de Jean -Fran­çois Fogel dis­po­ní­vel em espa­nhol.

   ² Leia os arti­gos de Cley­ton Car­los Tor­res e conhe­ça mais sobre o pro­fis­si­o­nal.

RDO — A pla­ta­for­ma de publi­ca­ção digi­tal que fun­ci­o­na

Por: Mar­ce­la Schi­a­von

contato@revistadigitalonline.com.br

www.revistadigitalonline.com.br

Tele­fo­ne: 11 2307–2737

Comentários estão bloqueados.