O QUE É JORNALISMO
MULTIMÍDIA?

Jornalismo multimídia é uma área do jornalismo que distribui e cria matérias jornalísticas em mais de um formato de mídia, por isso multimídia.

No jornalismo multimídia, o jornalista decide como, quando e onde pode contar suas histórias, suas narrativas. 

O QUE É JORNALISMO
MULTIMÍDIA?

Jornalismo multimídia é uma área do jornalismo que distribui e cria matérias jornalísticas em mais de um formato de mídia, por isso multimídia.

No jornalismo multimídia, o jornalista decide como, quando e onde pode contar suas histórias, suas narrativas. 

Matérias multimídia podem ser exploradas de duas formas: a primeira, os recursos multimídia podem estar nela mesma, ou seja, a própria matéria pode ter mídias como áudio, vídeo, animação etc. 

Jornalismo Multimídia

Veja um exemplo de uma matéria multimídia. Nesta matéria você encontrará fotos, áudios, links etc.

A segunda forma de fazer matérias multimídias é criando versões da matéria em outras mídias, como matérias em vídeo criadas para o Youtube, matérias feitas em forma de web stories, podcast e até mesmo em redes sociais.

 

É importante salientar que no jornalismo multimídia a fonte de receita que sustenta o negócio do jornalismo digital pode vir por meio de diversas plataformas. Na própria matéria por meio de anúncios e/ou nas plataformas que esta matéria é distribuída, um exemplo muito claro disso é o trabalho que o UOL faz com seu canal no Youtube.

Quais mídias e recursos podem
ser exploradas pelo jornalista
multimídia?

As possibilidades que o jornalista multimídia tem para contar suas histórias são as mais diversas. Podemos citar como exemplo:

Redes sociais

Aqui podemos citar o exemplo da Revista Superinteressante, que tem um Instagram rico, criativo e muito bem feito. Vale a pena dar uma olhada.

Instagram da Revista Superinteressante

Visite o Instagram da revista Superinteressante

Gráficos e infográficos

O jornal O Estado de São Paulo, fez uma matéria muito interessante usando o recurso de infográfico. Vale a pena dar uma olhada na matéria da jornalista especializada em gastronomia, Patrícia Ferraz e Eduardo Asta, que escreveu em 2017 a matéria: Como é feita a pesca de atum de almadraba.

Infográfico do Estadão

Infográfico da matéria: Como é feita a pessoa de atum de almadraba

Web Stories

A Revista Fórum tem um bom exemplo em matérias multimídia em formato de Web Stories. Vale a pena conferir.

Contar narrativa em web stories é um grande desafio para o jornalista multimídia, pois ele precisa contar sua narrativa de forma rápida, ilustrativa e sucinta.

Vale a pena conferir.

Matérias feitas em Web Stories

Veja os Web Stories feitos pela Revista Fórum

Se você quiser implementar Web Stories em sua revista digital, seu portal de notícias ou em seu blog, baixe o plugin e instale em seu WordPress. Este plugin é oficial do Google e vai te ajudar a contar suas narrativas com recursos multimídia.

Áudios (Podcast)

A Revista MIT Slogan Review Brasil by Qura é um bom exemplo de matérias multimídia feita em formato de PodCast. Gosto bastante do conteúdo desta revista e a forma que eles exploram o áudio para contar suas narrativas jornalísticas são bem interessantes.

Jornalismo Multimídia

Ouça os Podcasts da revista MIT Sloan Review Brasil by Qura

Vídeos (Youtube)

Uma matéria multimídia interessantíssima em formato de vídeo é a série que a excelente jornalista Juliana Dal Piva fez para o UOL, que foi A VIDA SECRETA DE JAIR.

A equipe que produziu esta série teve o cuidado de fazer um ótimo trabalho jornalístico, com excelente apuração e recursos gráficos primorosos.

Veja e ouça o Podcast a vida secreta de Jair

Galeria de imagens

As revistas impressas tem limites para publicar inúmeras fotografias. Os limites são dados por espaços de papel da revista impressa e outro limite é o custo, quanto mais papel as imagens forem distribuídas, mais cara sai a revista impressa.

No jornalismo digital, o limite de espaço físico cai por terra, pois espalhar várias imagens pela publicação digital não aumenta em nada os custos e ainda ajudam a ilustrar a matéria.

O uso de galeria de imagem no jornalismo multimídia ajudará o jornalista digital a contar suas narrativas com imagens, não terá problema de espaço e nem custo. 

O único problema que o jornalista multimídia deve tomar cuidado quando estiver utilizando galeria de imagens é com o peso das fotografias. Imagens pesadas atrapalham o carregamento da página.

Hiperlinks

O uso de hiperlinks no jornalismo multimídia além de trazer ao leitor muita informação extra, ajuda a trazer também mais interatividade a matéria e é um bom sinal de SEO (Search Engine Optimization).

O que faz um jornalista
multimídia?

O jornalista multimídia pode contar suas narrativas jornalísticas em diversos tipos de mídia (como já vimos). O grande segredo é que ele (a) pode contar suas histórias em outros tipos de mídia com conhecimento de causa, explorando todo potencial das mídias escolhidas.

Enquanto entrevista, o jornalista multimídia pode fotografar o entrevistado, filmar, gravar a entrevista etc e depois fazer a matéria com todo conhecimento do jornalismo tradicional.

Jornalista que se aventurar pelo jornalismo multimídia, pode trabalhar com vídeo (edição de vídeo), softwares gráficos, web design, produção de áudios. Sendo assim, ele (a) deve adquirir novas habilidades para poder atuar com primor para entregar um conteúdo de qualidade.

Quando o jornalista multimídia for escolher a mídia que ele vai trabalhar, não pode ser um mero modismo, uma escolha aleatória ou sem função. A escolha da mídia se dá de acordo com o lugar onde os leitores estão aptos a receberem as narrativas jornalísticas.

É importante salientar que fazer matérias multimídia é mais difícil, portanto, não pode ser desprezada a qualidade e a velocidade que a matéria vai exigir.

Quanto ganha um jornalista multimídia no Brasil?

De acordo com o site de empregos, Glassdoor, um jornalista multimídia pode ganhar em torno de R$ 5.206,00  por mês.. O menor salário de um repórter multimídia no Brasil gira em torno de R$ 3.422,00 por mês.

A importância do design no
jornalismo multimídia. Veja 7
matérias multimídias

Uma matéria multimídia pode ser enriquecida e projetada por meio do design digital, pois o visual da matéria pode ganhar um peso maior no engajamento do leitor.

Matérias com recursos multimídia, aliada ao bom design, pode trazer muitos benefícios para a revista digital, portal de notícias ou o blog onde a mesma foi publicada.

 

Para que você possa se inspirar e ter algumas referências, veja aqui sete exemplos de matérias multimídia. 

Antes de se inspirar e ver os exemplos de matérias multimídia, é bom salientar que para você fazer sua matéria interativa, é preciso conhecer a plataforma que você vai publicar sua matéria. É importante conhecer os recursos que a plataforma permite para que você possa explorar com propriedade e contar suas histórias jornalísticas.

1 - Matéria: Puxou quem?

Veja o exemplo da linda matéria: Puxou quem?, publicada no UOL tab. Além de uma boa estética, a matéria tem animações, vídeos etc.

Matéria do Uol

2 - Matéria: Snow Fall - The Avalanche at Tunnel Creek

3 - Matéria: The long, strange trip of Dock Ellis

4 - Matéria: Glitter in the Dark

05 - Matéria: America: Elect!

06 - Matéria: Cycling’s Road Foward

07 - Matéria: Unfit for Work

A importância do design no
jornalismo multimídia. Veja 7
matérias multimídias

01-guia-jornalismo-multimidia-rdo-midia

O Guia de Proficiência Multimídia para Jornalistas, escrito pela professora de jornalismo, Mindy McAdams, da escola de Jornalismo e Comunicação da Universidade da Flórida e traduzido pela professora de jornalismo,  comunicação social-jornalismo, Alessandra de Falco, da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ. 

Como disse, o guia é disponibilizado gratuitamente e está pronto para download no botão deste conteúdo. Este guia vai te ajudar a entender o jornalismo multimídia.

O conteúdo deste e-book traz uma abordagem sobre sites, blogs, podcasts, equipamentos de áudio e outros tipos de ferramentas.Mostra também a importância dos jornalistas multimídia para saberem manipular recursos e ferramentas que vão ajudar na criação de um jornalismo mais rico e interativo.

02 - Livro-jornalismo-digital-rdo-midia

No livro Jornalismo Digital, a escritora e pesquisadora em comunicação digital, Pollyana Ferrari faz um grande passeio sobre o tema, trazendo para o livro uma cobertura completa.

Ela começa fazendo uma abordagem orgânica da rede, faz um passeio histórico sobre a internet e como o jornalismo se aproveita de forma estratégica de todo esse contexto.

Depois faz uma grande abordagem sobre a internet brasileira, define o jornalismo digital, contextualiza o meio digital contando dois cases, um sobre o portal de notícias Terra e outro sobre a revista Época on-line.

03 - Livro-hipertexto-hipermidia-rdo-midia

Segue aqui mais uma indicação de livro da Pollyana Ferrari: Hipertexto, hipermídia: As novas ferramentas da comunicação digital.

 Desta vez a pesquisadora em comunicação digital atua como organizadora do livro. Ferrari traz para essa obra vários autores que ajudaram com informações valiosas.

Os autores trouxeram neste livro assuntos como a definição de Web, a construção da notícia em tempo real, a importância dos blogs, a rigidez do texto e a fluidez do hipertexto.

Mostra também o papel do jornalista em ambientes digitais e os elementos que ajudam a contar as narrativas digitais.

04-Livro-jornalismo-multimidia-rdo-midia

O livro: Jornalismo multimídia: da formatação às novas práticas, escrito pelos autores (as) Jean Carlos da Silva Monteiro, Juliana Campos Lobo e Marina Magalhães de Morais traz um conteúdo muito rico e importante sobre o tema.

O livro tem uma linguagem acadêmica bem forte e traz produções acadêmicas que mostram o jornalismo diante de novos desafios sociais, culturais e tecnológicos.

O livro é bem atual, pois tratou do jornalismo em tempo de pandemia, fala de Big Data e jornalismo de dados no Brasil e por fim quais são as contribuições do jornalismo em um novo processo de comunicação.

Espero que você tenha gostado da matéria. Deixe aqui seu comentário e compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Rolar para cima
Open chat