ECOSSISTEMA E PRODUÇÃO DA REVISTA DIGITAL

POR ADRIANO RODRIGUES

   Para enten­der­mos o fun­ci­o­na­men­to da implan­ta­ção do pro­ces­so de con­ver­gên­cia da revis­ta digi­tal para dis­po­si­ti­vos móveis é pre­ci­so enten­der as eta­pas de pro­du­ção. Para isso, pre­ci­sa­re­mos enten­der o enca­de­a­men­to dos pro­ces­sos por meio do ecos­sis­te­ma digi­tal.

   São pou­cas as eta­pas que envol­vem a pro­du­ção da revis­ta digi­tal, mas seus pro­ces­sos e deta­lhes são ini­ci­al­men­te com­ple­xos. Para exem­pli­fi­car­mos esse pro­ces­so, rela­ta­re­mos aqui as eta­pas de for­ma sim­ples e sucin­ta. Vamos a eles:

1 – Esco­lha o for­ma­to ou a for­ma de publi­ca­ção: sabe­mos que para implan­tar­mos a revis­ta digi­tal pode­mos fazer esse pro­ces­so de duas for­mas, a pri­mei­ra se dá por meio de lin­gua­gem de pro­gra­ma­ção, escre­ven­do códi­gos como HTML5, CSS, Java Script, nas lin­gua­gens nati­vas de cada sis­te­ma ope­ra­ci­o­nal, IOS, no caso da Apple, e Android, no caso do Goo­gle. A segun­da for­ma é por meio de pla­ta­for­mas de pro­du­ção e publi­ca­ção da revis­ta digi­tal. Usar pla­ta­for­ma só é inte­res­san­te quan­do há agi­li­da­de na pro­du­ção e um bom cus­to-bene­fí­cio;

2 – Pro­du­za a revis­ta digi­tal: para que o pro­ces­so de con­ver­gên­cia seja inte­res­san­te, a revis­ta digi­tal depo­si­ta­da em dis­po­si­ti­vos móveis pre­ci­sa estar ali­nha­da com sua ver­são impres­sa para que haja uma refe­rên­cia. Caso a revis­ta já nas­ça digi­tal, a bus­ca pela seme­lhan­ça da iden­ti­da­de edi­to­ri­al é dis­pen­sá­vel. O pon­to cru­ci­al de uma boa pro­du­ção da revis­ta digi­tal é a esque­ma­ti­za­ção e auto­ma­ção dos pro­ces­sos e isso pode vir por meio do design;

3 – Mon­ta­gem do apli­ca­ti­vo: após a esco­lha do pro­ces­so, é pre­ci­so mon­tar­mos o apli­ca­ti­vo da revis­ta, já que, em dis­po­si­ti­vos móveis, é por meio de apli­ca­ti­vos que pode­mos aces­sar o con­teú­do da revis­ta digi­tal;

4 – Arma­ze­na­men­to e dis­tri­bui­ção da revis­ta digi­tal na nuvem: após a pro­du­ção da revis­ta, tor­na-se neces­sá­rio o arma­ze­na­men­to e depois a dis­tri­bui­ção do con­teú­do. Para que esta fase tenha êxi­to, é neces­sá­rio tra­ba­lhar com a com­pu­ta­ção em nuvem;

5 – Publi­ca­ção e ven­da nas lojas digi­tais: para publi­car­mos e dis­tri­buir­mos a revis­ta digi­tal, além de todas as fases já des­cri­tas, é neces­sá­ria a inclu­são des­te apli­ca­ti­vo nas lojas digi­tais dos sis­te­mas ope­ra­ci­o­nais como Apple Sto­re e Goo­gle Play;

6 – Divul­ga­ção da revis­ta den­tro do ecos­sis­te­ma da loja: após a implan­ta­ção de todas as eta­pas, che­ga a hora de divul­gar. A divul­ga­ção pode ser fei­ta de três for­mas:

1 – divul­ga­ção den­tro das lojas digi­tais esco­lhi­das;
2 – divul­ga­ção exter­na, usan­do os mais diver­sos recur­sos de comu­ni­ca­ção;
3 – divul­ga­ção usan­do os dois exem­plos ante­ri­o­res.