Distribuir conteúdo por revista digital é fácil

Como distribuir conteúdo por revista digital?

   Dis­tri­buir con­teú­do por revis­ta digi­tal não é difí­cil. Ao fazer uma revis­ta digi­tal você pode bai­xar o con­teú­do por meio de um apli­ca­ti­vo ou aces­sá-la onli­ne, depen­de mui­to de qual pla­ta­for­ma de revis­ta esco­lher.

   OBS.: O mer­ca­do de dis­tri­bui­ção das revis­tas impres­sas é res­tri­to e com­ple­xo, pois envol­ve logís­ti­ca, arma­ze­na­men­to, trans­por­te, pes­so­as, etc.. Esses fato­res aca­bam enca­re­cen­do mui­to as publi­ca­ções pois, além de com­ple­xos, exi­gem mui­to inves­ti­men­to e orga­ni­za­ção. Outro fator que atra­pa­lha mui­to o sis­te­ma de dis­tri­bui­ção con­ven­ci­o­nal é que as publi­ca­ções não che­gam a todo lugar, ficam res­tri­tas aos gran­des cen­tros e ban­cas com mai­or poder de ven­da. Já o for­ma­to de dis­tri­bui­ção digi­tal vem que­bran­do para­dig­mas, pois toda estru­tu­ra apre­sen­ta­da no mode­lo da revis­ta tra­di­ci­o­nal cai por ter­ra, já que o con­cei­to muda, tor­nan­do a dis­tri­bui­ção mais rápi­da, de lon­go alcan­ce e bem prá­ti­ca. O arma­ze­na­men­to é fei­to em gran­des Data Cen­ters, das gran­des empre­sas e a dis­tri­bui­ção fica aco­pla­da nos apli­ca­ti­vos da revis­ta digi­tal em for­ma de ban­ca digi­tal. O mode­lo de com­pra e assi­na­tu­ra está na mão do lei­tor, ou melhor, nas pon­tas dos dedos.

Distribuir conteúdo por revista digital

É útil distribuir conteúdo por revista digital?

   Segun­do repor­ta­gem de 2011: “O gru­po Abril, ao qual per­ten­ce EXAME.com, está colo­can­do no ar o Iba, ser­vi­ço de dis­tri­bui­ção de publi­ca­ções digi­tais para iPad e outros dis­po­si­ti­vos. O Iba é uma empre­sa inde­pen­den­te for­ma­da com capi­tal da Abril. Vai com­pe­tir com o News­s­tand, da Apple, e com livra­ri­as onli­ne como a Ama­zon. O ser­vi­ço já con­ta com cer­ca de 5 mil livros de mais de 50 edi­to­ras e nego­cia a dis­tri­bui­ção tam­bém de jor­nais e revis­tas.

   Embo­ra o Iba já este­ja fun­ci­o­nan­do há algu­mas sema­nas, sua divul­ga­ção para o públi­co só vai come­çar em novem­bro. ‘Nes­ta pri­mei­ra fase, nos­sa pri­o­ri­da­de era fechar con­tra­tos com as edi­to­ras’, diz Fer­nan­do Cir­ne, dire­tor de e-com­mer­ce da Abril. Entre as edi­to­ras que já inte­gram o ser­vi­ço estão Record, Sex­tan­te, Roc­co e Com­pa­nhia das Letras.

   Estão lá, tam­bém, as revis­tas da edi­to­ra Abril. Nes­se caso, o Iba ven­de tan­to assi­na­tu­ras das edi­ções digi­tais como das publi­ca­ções em papel. “Nada impe­de que, algum dia, pas­se­mos a dis­tri­buir tam­bém vídeo e músi­ca”, diz Cir­ne. O paga­men­to é fei­to pelos mei­os habi­tu­ais no comér­cio ele­trô­ni­co, como o car­tão de cré­di­to, e o site se encar­re­ga da cobran­ça. As publi­ca­ções podem ser lidas por meio de um apli­ca­ti­vo para PC ou iPad. Uma ver­são para Android deve ficar pron­ta até o final do ano.”

   Isso sig­ni­fi­ca que des­de lá cri­ar revis­tas digi­tais e dis­tri­buir con­teú­do por revis­ta digi­tal esta­va se tor­nan­do neces­sá­rio.

   No final de Agos­to des­te ano saiu esta notí­cia para com­pro­var que deve­mos nos pre­o­cu­par em dis­tri­buir con­teú­do por revis­ta digi­tal:

   “A Glo­bo divul­gou na sex­ta-fei­ra, 21, con­teú­do da revis­ta digi­tal da nova nove­la das nove, ‘A Regra do Jogo’. Por meio do por­tal de impren­sa da emis­so­ra, jor­na­lis­tas podem ter aces­so ante­ci­pa­do a deta­lhes da tra­ma, como figu­ri­nos  dos per­so­na­gens prin­ci­pais e infor­ma­ções sobre o novo for­ma­to de gra­va­ção da tele­no­ve­la, nome­a­do como cai­xa cêni­ca.

Globo lança revista digital de ‘A Regra do Jogo’

(Ima­gem: Divul­ga­ção)

    Em um dos víde­os de divul­ga­ção, nar­ra­do pelo ator Ale­xan­dre Nero, que vive o pro­ta­go­nis­ta Rome­ro Rômu­lo, o elen­co aju­da a con­tar a his­tó­ria escri­ta por João Ema­nu­el Car­nei­ro (mes­mo autor de ‘Ave­ni­da Bra­sil’) e falam sobre as expec­ta­ti­vas para o tra­ba­lho”.

Distribuir conteúdo por revista digital online - RDO

   A nos­sa Revis­ta Digi­tal Onli­ne pode ser defi­ni­da como  uma pla­ta­for­ma de publi­ca­ção digi­tal. Nela você con­se­gue publi­car não só revis­tas digi­tais, mas tam­bém catá­lo­gos inte­ra­ti­vos, jor­nais na web e o que sua ima­gi­na­ção per­mi­tir. Com a RDO – Revis­ta Digi­tal Onli­ne é fácil publi­car revis­tas na inter­net, sen­do que elas pode­rão ser aces­sa­das em com­pu­ta­do­res, tablets e smartpho­nes e tam­bém pode­rão ser visu­a­li­za­das em apli­ca­ti­vos de revis­tas digi­tais com sis­te­ma IOS e Android.

   Nos­so gran­de dife­ren­ci­al em rela­ção a dis­tri­buir con­teú­do por revis­ta digi­tal é o ali­nha­men­to com as bus­cas orgâ­ni­cas do Goo­gle. Você con­se­gue novos lei­to­res para a revis­ta por meio de pes­qui­sas nos bus­ca­do­res, além de ter uma pre­sen­ça for­te em ambi­en­te onli­ne.

   Os con­teú­dos publi­ca­dos em nos­sa pla­ta­for­ma con­se­guem ser aces­sa­dos pelos lei­to­res por meio de diver­sos dis­po­si­ti­vos e a pro­du­ção tam­bém é fácil por­que tra­ba­lha­dos com o con­cei­to de design res­pon­si­vo, ou seja, é fei­ta ape­nas uma dia­gra­ma­ção da revis­ta e ela se adap­ta a todos os dis­po­si­ti­vos — com apa­rên­cia de revis­ta, não de blog!

RDO — A pla­ta­for­ma de publi­ca­ção digi­tal que fun­ci­o­na

Por: Mar­ce­la Schi­a­von

contato@revistadigitalonline.com.br

www.revistadigitalonline.com.br

Tele­fo­ne: 11 2307–2737