Como os editores de conteúdo podem monetizar suas publicações?

Você já deve ter se perguntado: Como monetizar minhas publicações digitais?  é possível ganhar dinheiro na internet?


A resposta para essas difíceis perguntas é sim. E é possível que editores de conteúdo monetizem suas publicações por meio de patrocinadores, anúncios, ou parcerias online. 

 

Pode ser um grande desafio pensar em viver daquilo que gosta, ou seja, transformar um hobby (passatempo) em seu “ganha pão”. Por isso, é necessário, antes de tudo, ter muita organização e cautela na hora de produzir conteúdo.

Como Monetizar Minhas Publicacoes

Criação de um calendário editorial

Seja por meio de um blog ou com publicações para redes sociais digitais, saber qual será o teor do conteúdo, a periodicidade de publicação é primordial. Algumas ferramentas como Trello ou Monday podem te ajudar a ter tudo sobre controle e não se perder quando quiser começar a monetizar seus conteúdos.


As ferramentas citadas acima, ou mesmo um Excel bem organizado, permitem uma melhor visualização do trabalho como um todo. Isso será muito útil quando o editor precisar fazer parcerias.


O objetivo final de tudo isso é que o conteúdo produzido gere muito tráfego (pessoas visitando o blog ou vendo seu conteúdo) para que anunciantes exponham ofertas ou parceiros queiram anunciar em troca de espaço nas publicações deles ou algo do tipo.

Como precificar o trabalho?

Não há fórmula mágica para inserir valor no que você cria na internet. Uma boa alternativa é tentar custear sua hora e fazer a conta de quantas horas são gastas produzindo aquilo. 


A partir daí, você consegue ter uma ideia de quanto tempo a pessoa que consome seu conteúdo irá gastar. Só assim, consegue precificar a assinatura ou o valor da parceria/ anúncio.

O passo a passo de ganhar dinheiro online

Você ainda deve estar se perguntando: como monetizar minhas publicações na internet? Existe uma fórmula mágica? Como fazer com que minhas publicações digitais seja sustentável do ponto de vista de negócio?

Quem dera existisse um plano detalhado de como um editor pode monetizar o que produziu. Só que não há. Criar conteúdos próprios, como textos em blogs, podcasts, vlogs no YouTube, vídeos no TikTtok, publicações no Instagram, é um jeito de produzir algo exclusivo para a sua audiência. Dali para frente, o caminho envolve desenvolver uma assinatura para quem quiser consumir.

Para não te deixar sem resposta, vou colocar aqui uma lista de coisas que você pode fazer para monetizar suas publicações digital. Vamos a elas.

Veja o passo a posso de como monetizar publicações digitais

 

  • Faça uma plataforma de publicação digital que pense na experiência do usuário e esteja alinhada com o Google;
  • Crie um projeto de publicações digitais
  • Faça matérias longas, com a cobertura de vários ítens (acima de duas mil palavras);
  • Pegue cada item de sua matéria longa e faça um texto curto (acima de 300 palavras);
  • Faça uma versão de vídeo de cada matéria, tanto as longas quanto as curtas;
  • Se possível, distribuia cada matéria nas redes sociais;
  • Se você conseguir fazer podcast será melhor ainda;
  • Mantenha a periodicidade de suas publicações;

 

Trabalhando desta forma, logo o Google vai saber que sua publicação digital é autoridade em seu assunto. Sendo assim, você terá mais audiência, tendo mais audiência você terá mais anúncios.

Quando sua publicação tiver um bom número de leitores fiéis, você pode habilitar sua suplicação para receber anúncios do Google (Google Adsense), poderá vender anúncios diretamente para seu cliente e com o tempo, pode colocar o sistema de pagamento, seja com assinatura ou por matéria.

Como Monetizar Minhas Publicacoes RDO Midia

Um exemplo bem sucedido de uma experiência com uma espécie de pay-per-view é o blog do coat. Por meio dele, diversas pessoas acessam vagas de emprego e têm a oportunidade de se inscreverem para vagas exclusivas. Porém, para isso, precisam pagar por uma assinatura.

Em suma, se você ainda está se preocupando em como montetizar seu conteúdo, é preciso reiterar que existem, também, as possiblidades já citadas: anúncios ou parcerias, feitas por meio de afinidade com a temática do conteúdo. Por exemplo: se você escreve ou posta sobre comida saudável, uma marca de produtos sem crueldade animal pode se interessar.

Em qualquer uma das opções, além de organização, lembre-se: as pessoas pagam para consumir ou anunciar quando sabem que aquilo é confiável e checado. Então, tenha sempre em mente que criar algo de qualidade pode, sim, te fazer ganhar dinheiro.

Texto oferecido por: RDO Mídia – Sua solução em publicação on-line

Rolar para cima
Open chat