CARACTERÍSTICAS E VANTAGENS DA REVISTA DIGITAL ONLINE

POR ADRIANO RODRIGUES

Para fundamentarmos os argumentos apresentados nesta pesquisa, descreveremos a seguir as características e vantagens de nosso projeto, ressaltando pontos positivos, negativos e a viabilidade de sua implementação. Para isso, faremos uma análise comparativa entre nossa revista e o modelo de plataforma encontrado na Adobe DPS.

A revista digital online permite a difusão do conteúdo por meio de conexões na rede. O fato da revista estar depositada em ambiente web permite que inúmeras pessoas achem seu conteúdo por meio de buscadores. Sendo assim, as editoras poderão ter novos leitores.

Nosso projeto visa depositar a revista digital online não apenas em dispositivos móveis, mas também em computadores desktop/notebook, pois o uso da tecnologia responsiva (o site se adapta em todos os dispositivos) facilita o acesso de conteúdo em multiplataformas. Esta possibilidade permite não apenas a disposição do conteúdo em vários dispositivos, mas também facilita o processo de produção.

O uso de plataforma como WordPress é extremamente importante na produção da revista digital online, pois, depois da implementação e automatização do projeto gráfico por meio de estilo, torna a produção muito simples. Uma questão extremamente relevante na produção de revista digital online é a isenção de licenças extremamente caras, já que o custo da licença do WordPress é por volta de 1% do custo do Adobe DPS;

As interatividades são automatizadas, pois vários recursos já vêm embutidos nas plataformas e, caso haja necessidade de implementação de novos recursos interativos, basta comprar e instalar plugins por um preço médio de US$ 20.

Em nossa proposta, mesmo estando em ambiente online, o acesso da revista digital online em dispositivos móveis será por meio de aplicativos, evitando a navegação em browsers, o que proporciona uma boa experiência de leitura e navegação ao usuário.

Em nosso protótipo, a revista digital online buscará se aproximar ao máximo da sua versão impressa, respeitando a identidade editorial da revista impressa. Para projetos que já nasçam digitais, buscaremos ao máximo fazer projetos gráficos de revista, evitando, assim, que tenha aparência de site.   Um assunto e recurso extremamente importante na revista digital online é a questão das métricas, ou seja, é importante medir e saber de onde vem o tráfego do seu leitor. As métricas digitais não existem em revistas impressas e, na revista digital, modelo Adobe DPS, esse recurso é cobrado separadamente, tendo um alto custo e, em outras plataformas, esse recurso nem existe. Já na revista digital online, o Google Analytics pode ser utilizado gratuitamente, e tem um resultado bem interessante. Caso a editora queira informações mais precisas, é possível implementar outros tipos de métricas online. Outra coisa importante é que as métricas no ambiente online distinguem se o usuário está navegando no computador, no tablet ou no smartphone. Assim, os editores, além de medirem o tráfego, podem entender o comportamento de seus leitores.

A revista digital online tem uma importância muito grande para o meio ambiente, pois o fato dela existir em ambientes digitais, ajuda a evitar o desmatamento, a poluição etc.

Com a revista digital online não há a necessidade de armazenamento do conteúdo nos dispositivos móveis, já que esta está depositada em servidores, evitando, assim, o descarregamento de conteúdo no dispositivo do usuário, deixando mais espaço no hardware de seu aparelho.

Após a implementação e automatização da revista digital em plataforma online, a produção não requer complexos conhecimentos técnicos.

A revista online permite a inclusão de publicidade online, ou seja, as editoras podem aumentar sua renda mantendo seus atuais anunciantes e também criando novos espaços para banners, fazendo parcerias com os buscadores como GoogleYahooBing etc. Esta prática já está implementada em portais de notícias.

Em nossa proposta, podemos encontrar dois recursos extremamente interessantes. O primeiro é um sistema de busca interna, ou seja, o leitor pode buscar assuntos de seu interesse dentro da mesma publicação ou publicações anteriores. O segundo recurso interessante é que, após a leitura da matéria, o leitor encontra assuntos relacionados àquela leitura, possibilitando, assim, a ampliação e acesso a outros conteúdos.

Encontramos aqui as várias vantagens e possibilidades que um modelo de revista digital online traz, mas o mais importante é atender à necessidade de reduzir custos e entregar um conteúdo que possa ser consumido de forma prazerosa pelos leitores.

Rolar para cima