Por que devo ter um blog profissional?

Crie seu conteúdo de sucesso com blog profissional

Você já se perguntou qual é a importância de publicar o seu conteúdo em um blog profissional? Pois bem: é necessário, sim. E traz resultado, viu? Além de muito utilizado como portfólio, pode servir para aprimoramento pessoal em meio à era digital, que tanto pede por links e explicações digitais. 

 

Sei que esse tema traz muitas dúvidas e incertezas. Afinal, só a partir do conhecimento a respeito de uma plataforma é possível escolher se vale ou não a pena investir nela. Mas já adianto: se você, que tem uma empresa e um site ainda não se aventurou no blog profissional, pode ser sua hora. Dá uma olhada!

O que é blog profissional?

O blog profissional é uma ferramenta de publicação digital pronta e personalizada que possibilita às pessoas que querem difundir seus conteúdos na internet. 

 

A tecnologia embarcada no blog profissional precisa te ajudar a publicar conteúdos ricos e fazer com que esses mesmos conteúdos se auto propaguem e engaje seu público. Podemos dar como exemplo ferramenta de otimização de conteúdos como o Yoast SEO, ferramenta de compartilhamento e newsletters por exemplo.

 

Além de visibilidade, o blog profissional pode ajudar no marketing de conteúdo. Com ele, os profissionais conseguem indexar palavras-chave, por meio da técnica de SEO (Search Engine Optimization) e ranquear o site. Ou seja, aparecer em um dos primeiros lugares em sites de busca, como o Google.

Como fazer um blog profissional?

Para ter um blog profissional você pode percorrer dois caminhos: o primeiro é usar uma ferramenta pronta. Podemos sugerir para você a plataforma de blog profissional da RDO Mídia ou usar o Blogger (ferramenta de blog do Google).

 

O segundo caminho é você contratar um programador ou uma empresa que faz blog profissional e desenvolver o blog da forma que você quiser. Para fazer seu blog, sugiro que fale com a Doka Comunicação, eles são especialistas na construção de blog profissional. 

Minha empresa precisa ter um blog profissional?

Se você quiser ter uma presença on-line, minha resposta é: sim. Construir conteúdo de qualidade e entregar para seus clientes por meio de uma plataforma de blog profissional vai ajudar muito sua empresa a ganhar visibilidade.

 

É muito bom utilizar a ferramenta para conseguir ajudar as pessoas respondendo às dúvidas comuns que elas possam ter sobre o assunto do seu site, Por exemplo, no caso do site noticioso como a Folha de São Paulo, os leitores conseguem, por meio do blog profissional, saber mais sobre diversas temáticas importantes: economia, política, cultura, entretenimento.

Como a plataforma de blog profissional pode ajudar no jornalismo digital?

Diversos jornalistas ganharam visibilidade por meio de blogs em sites de notícias. Um exemplo é Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo. Renomada profissional, aborda assuntos voltados à política brasileira e ganha notoriedade por meio de sua escrita.

 

Então, fazer sucesso e ter reconhecimento com essa plataforma digital é possível e factível. A Monica é um exemplo de case de sucesso: muita visibilidade por meio de um conteúdo completo.

 

O que muitos acreditam ser um problema é começar e se engajar nesse caminho. Isso vou falar mais para frente (alerta de spoiler, hein?).

 

E um blog também pode ajudar os profissionais de relações públicas, rádio tv e internet, publicidade e propaganda, pois serve a todos que buscam crescimento no meio digital. O blog pode servir de alavanca para o profissional ser convidado para dar entrevista, fazer novos trabalhos, palestras. 

Crescer e ganhar dinheiro na internet

Então, o blog profissional é uma grande chance de qualquer pessoa ganhar visibilidade, crescer na profissão ou até mesmo mostrar assuntos que domina e servir de fonte de conhecimento para outras pessoas. Podendo ganhar dinheiro com isso.

 

Uma dica cultural: você sabe como o blog foi importante no filme “Julie & Julia”?  Julie Powell fez mais de 500 receitas de livros clássicos de receitas por 365 dias e escreveu sobre isso em um blog. Então, a blogueira transformou o site no livro ˜Julie & Julia˜, que conta com Meryl Streep no elenco do seu filme. Muito legal, né?

RDO: conheça a nossa plataforma de serviços digitais

A plataforma de blog profissional pode ser entendida como um domínio no qual há conteúdos voltados à profissão do usuário. Isso porque, quando há um domínio exclusivo para a postagem de seus conteúdos.

 

Se você trabalha como jornalista, relações públicas, radialista, publicitário, produtor de conteúdo ou qualquer profissional da área da comunicação, entende que, atualmente, um blog profissional pode servir para a propagação de suas ideias e trazer mais visibilidade para você, seu negócio e sua empresa. Se você é de fora dessa área, lendo essa matéria, também vai entender!

Blog-Profissional

Como criar um blog profissional no WordPress?

Diversos profissionais que criaram um blog profissional melhoraram suas imagens e conseguiram apresentar seus conteúdos por meio de algo fixo e estável. Isso é muito positivo e demonstra organização, porque, em vez de juntar links via e-mail ou mensagem, o blog tende a mostrar o trabalho de um jeito mais sério.

 

Uma ótima dica para quem quer começar a criar um blog profissional é usar o WordPress, pois esta plataforma permite a inserção de textos, vídeos, imagens, animações, interatividade entre outros. É algo que, com certeza, irá suprir suas necessidades e te deixar mais confiante em relação ao seu projeto. 

 

Para você fazer seu blog profissional no WordPress é preciso contratar um programador ou uma empresa que faz este tipo de serviço. Nós, da RDO Mídia, podemos fornecer para você uma plataforma de blog profissional pronta.

Faça seu blog profissional com a RDO Mídia!

Um ótimo jeito de deixar tudo completamente do modo que você sempre quis é ter um site personalizado em forma de portfólio digital. Deixe o ambiente no qual você vai escrever o conteúdo, limpo e aperfeiçoado, isso já é um bom começo. 

 

Organize suas ideias, não tenha preguiça. Saia da sua zona de conforto! Pense que sua imagem bem estruturada diz muito sobre seu lado profissional. Planeje o que não pode faltar em seu blog e, depois, coloque tudo no papel. Ou melhor, na tela.

Blog-Profissional

Dúvidas para quem quer criar o seu primeiro blog profissional

É possível que surjam muitos questionamentos, afinal, tudo que é novo gera questões. Então, confira algumas respostas que podem te ajudar:

O que não pode faltar em um blog profissional?

O que não pode faltar de jeito algum é um conteúdo completo, alimentado de forma periódica, com imagens, texto com SEO, links, curiosidades sobre a pessoa e, claro, trabalhos feitos por ela. 

 

Para não ficar massante, é preciso intercalar os posts sérios com algo mais tranquilo e bem humorado.

 

Outra coisa muito importante que não pode faltar em um blog profissional é a tecnologia correta e bem feita para que seu você tenha sucesso ao publicar seus conteúdos na web.

Existe alguma ferramenta gratuita para criar um blog profissional?

Sim, existe. Pois é. A diferença é que o Blogger tem o mais básico para que um iniciante consiga montar sua plataforma. É um servidor que conta com recursos simples, mas que podem ser úteis. 

 

O Blogger surge como uma das alternativas ou até uma solução para aqueles que precisam de algo pronto rapidamente e sem dor de cabeça, mesmo não sendo o ideal.

Dá para personalizar meu blog profissional?

Como já mencionamos, o seu blog pode ser personalizado como você preferir. Isso é um diferencial da RDO Mídia, que consegue aprimorar o seu conteúdo te conhecendo bem, pesquisando sobre seu público e te ajudando. O trabalho é feito conjuntamente para atingir um ótimo resultado!

 

De modo acessível e fácil de utilizar, o blog profissional pode surpreender como alternativa de quem quer ganhar espaço online. Otimizando o seu conteúdo com palavras chave, técnicas de SEO e mensuração de resultados isso pode se tornar realidade mais rápido ainda.

Criei um blog, mas e agora?

O blog profissional para iniciantes é realmente um desafio. Mas precisamos começar de algum jeito, não é mesmo?

 

É preciso colocar a mão na massa escolhendo um tema e focando em manter a plataforma abastecida de conteúdo para que ela não fique esquecida depois de criada. O que martela na sua cabeça deve ser algo similar a: “como eu sei que estou indo no caminho certo?” ou “por que será que esse assunto foi/vai tão bem na internet?”


Bom, é por isso que é imprescindível utilizar as métricas e olhar os resultados periodicamente. Sem isso, você fica perdido mesmo, fazendo tudo no achismo, o que não é nem um pouco profissional.

 

Você pode analisar o sucesso do seu blog com as métricas digitais por meio de profissionais capacitados. Na RDO Mídia, por exemplo, os clientes contam com uma equipe pronta para te explicar os dados com um embasamento real. O que, muitas vezes, com uma plataforma gratuita e, sozinho(a) você não faria com toda a expertise.

Blog x redes sociais digitais: qual é o melhor?

O mais legal de responder a essa pergunta é que isso não precisa ser uma competição. Facebook, Instagram, Whatsapp e blog juntos? Sim. Em todos há a coisa mais legal do mundo digital: você pode interagir com seu leitor por meio dos comentários. É super fácil e prático.

 

Além disso, se você ainda não se convenceu de que dá para usar ambas as coisas, aposto que não sabia que é possível espelhar o conteúdo do seu blog nas redes sociais. 

 

Isso veio para facilitar nossa vida e mostrar que, realmente, a internet pode, sim, utilizar ferramentas distintas e complementares.

Blog profissional com a RDO

Blog-Profissional

O jeito mais eficaz de conseguir trabalho é se mostrando para o mundo de um jeito concreto e assertivo, com muito repertório e qualidade. Sendo assim, escrever sobre um tema é uma alternativa para quem busca crescimento no mundo digital.

 

Um blog feito e cuidado por pessoas que entendem do assunto é uma ótima solução. Além de um ambiente seguro e bonito, você terá a eficácia que busca. O resultado será muito melhor, já que a RDO Mídia conta com uma equipe que entende bem da plataforma.

 

Não tenho prática. É fácil de usar?

Com certeza. É importante saber que você tem treinamento online. Outro ponto a destacar: a plataforma vem pronta para você utilizar,  ou seja, é bem intuitiva. 

 

Além disso, a plataforma vem com ferramentas prontas e instaladas. Porém, caso haja alguma dúvida, é importante contactar o suporte da empresa com a qual você solicitou o blog, por isso é sempre bom pensar bastante antes de fechar negócio, viu?

Seu blog profissional em boas mãos

Pode escolher com tranquilidade. Na RDO, profissionais com know-how e experiência vão te auxiliar nas dúvidas mais comuns, que vão muito além das citadas acima, e só são despertadas no dia-a-dia, mesmo.


Graças ao seu blog profissional, pode ter certeza que muitos jobs irão aparecer e você não precisará se preocupar em se apresentar, pois o seu conteúdo será bem produzido. Conte com a RDO Mídia! Que tal começar hoje?

Rolar para cima
Open chat