Aplicativos de revista digital. Fazer ou não, eis a questão!

Esclarecendo

   Cri­ar apli­ca­ti­vos de revis­ta digi­tal é bom? Revis­ta em for­ma de apli­ca­ti­vo gera alguns equí­vo­cos. Pode­mos dizer que apli­ca­ti­vo é um soft­ware que pode ser pro­du­zi­do para rodar espe­ci­fi­ca­men­te em com­pu­ta­do­res, tablets e smartpho­nes. Mui­tos acham que isto está rela­ci­o­na­do ape­nas aos dis­po­si­ti­vos móveis, mas como já dis­se­mos, a apli­ca­ção do soft­ware depen­de mui­to de sua fun­ção. Na ver­da­de, é por meio dele que os dis­po­si­ti­vos móveis ganham fun­ci­o­na­li­da­des já que sem nada, um celu­lar é sim­ples­men­te um apa­re­lho sem fun­ção. Apli­ca­ti­vos de revis­ta digi­tal são, por­tan­to, pro­gra­mas que tem apli­ca­ções diver­sas. Em suma, pode­mos dizer que um com­pu­ta­dor é reple­to de apli­ca­ti­vos.

 

Especificando

   No caso dos apli­ca­ti­vos de revis­ta digi­tal depo­si­ta­dos em dis­po­si­ti­vos móveis temos um soft­ware que geren­cia e nos dá aces­so ao con­teú­do edi­to­ri­al, ou seja, a apli­ca­ção dele na revis­ta ser­ve para for­ne­cer con­teú­dos. O meio revis­ta pos­sui uma carac­te­rís­ti­ca extre­ma­men­te rele­van­te: quan­do aces­sa­da em ambi­en­te onli­ne por meio de nave­ga­do­res, assu­me as carac­te­rís­ti­cas de revis­ta no for­ma­to de site, mes­mo que o pro­je­to obe­de­ça e assu­ma as carac­te­rís­ti­cas de revis­ta (os nave­ga­do­res atra­pa­lham mui­to o pro­je­to grá­fi­co, uma vez que a nave­ga­ção por meio de rola­gem, a visu­a­li­za­ção de URLs em dis­po­si­ti­vos móveis atra­pa­lham mui­to o pro­je­to edi­to­ri­al).

   Se for imple­men­ta­da por meio de apli­ca­ti­vos, porém, todas essas ques­tões são resol­vi­das. Além de ambi­en­tar­mos os lei­to­res a uma for­ma de uti­li­za­ção de con­teú­dos digi­tal em for­ma de apli­ca­ti­vo, o com­por­ta­men­to, a nave­ga­ção e o tra­ta­men­to são outros – eles ficam de acor­do com as neces­si­da­des e regras esta­be­le­ci­das para o con­su­mo de con­teú­dos digi­tais em dis­po­si­ti­vos móveis. Com isso tam­bém poder­mos uti­li­zar todo o ecos­sis­te­ma das pla­ta­for­mas de apli­ca­ti­vos para divul­gar­mos, medir­mos e enten­der­mos os movi­men­tos que os lei­to­res fazem den­tro des­se ambi­en­te.

Notícias

   Aqui já mos­tra­mos algu­mas razões para que você migre para o novo mun­do e é cla­ro, invis­ta em apli­ca­ti­vos de revis­ta digi­tal!

   A exem­plo dis­so está o Face­bo­ok pro­van­do que o mun­do ago­ra não é mais ape­nas ana­ló­gi­co ao lan­çar sua assis­ten­te pes­so­al. Segun­do a IPNEWS: “O Face­bo­ok aca­ba de anun­ci­ar um assis­ten­te pes­so­al pró­prio, que ain­da está sen­do tes­ta­do. Con­cor­ren­do com Goo­gle Now, Cor­ta­na e Siri, o M é a mais nova apos­ta da empre­sa de Zuc­ker­berg. O pro­du­to foi apre­sen­ta­do por David Mar­cus, che­fe de pro­du­tos do Mes­sen­ger.”

   Tam­bém temos novos con­cei­tos em uma nova era. Foi assim que a Revis­ta AzMi­na, total­men­te digi­tal, con­quis­tou a todos, como afir­mou o Por­tal da Impren­sa: “(…) Segun­do Nana, AzMi­na, que traz um mix de entre­te­ni­men­to e jor­na­lis­mo inves­ti­ga­ti­vo, apre­sen­ta três mis­sões bási­cas. A pri­mei­ra é refa­zer o sen­so de bele­za bra­si­lei­ro, por meio de ensai­os de moda e foto­gra­fi­as que enri­que­çam todos os tipos de cor­pos, etni­as e cores”.

 

RDO — Revista Digital Online

   Em nos­sa RDO, gra­ças aos apli­ca­ti­vos de revis­ta digi­tal, pode­mos com­par­ti­lhar o con­teú­do em diver­sas redes soci­ais (como o Face­bo­ok, o Goo­gle +, o Twit­ter). Con­se­gui­mos saber quan­tas pes­so­as aces­sa­ram o con­teú­do e tirar dúvi­das dos lei­to­res por meio do nos­so blog.

   É impor­tan­te res­sal­tar que os apli­ca­ti­vos de revis­ta digi­tal encon­tram-se facil­men­te no celu­lar de quem lê, como quan­do sepa­ra­mos nos­sa revis­ta pre­di­le­ta e a colo­ca­mos na cabe­cei­ra da cama, mas ago­ra no mun­do digi­tal! Tam­bém é legal lem­brar que com­pu­ta­do­res, tablets, pha­blets e smartpho­nes con­se­guem dei­xar o lei­tor con­for­tá­vel. Isso é fácil para nós, pois tra­ba­lha­dos com o con­cei­to de design res­pon­si­vo, ou seja, é fei­ta ape­nas uma dia­gra­ma­ção da revis­ta e ela se adap­ta a todos os dis­po­si­ti­vos, sem per­der a carac­te­rís­ti­ca de revis­ta tan­to onli­ne quan­to nos apli­ca­ti­vos!

Quer sai­ber mais? Veja aqui!

RDO — A pla­ta­for­ma de publi­ca­ção digi­tal que fun­ci­o­na

Por: Mar­ce­la Schi­a­von

contato@revistadigitalonline.com.br

www.revistadigitalonline.com.br

Tele­fo­ne: 11 2307–2737